Fórum Paulista de Economia Solidária realiza plenária em Cajamar


09/08/2005 15:52

Compartilhar:


Nos próximos dias 13 e 14 de agosto, em Cajamar, na Grande São Paulo, acontece a 3ª Plenária do Fórum Paulista de Economia Solidária. O objetivo da plenária é reafirmar a importância da economia solidária e fortalecer os fóruns que apóiam as atividades econômicas autogestionadas. O mandato do deputado Simão Pedro (PT), além de coordenar a Frente Parlamentar Pró-Economia Solidária, é um dos organizadores do evento.

De acordo com o deputado, que vai participar da abertura da plenária, "o Fórum Paulista é fundamental para o fortalecimento das iniciativas de economia solidária. Além de um espaço de troca de experiências, a Plenária possibilita a articulação do movimento e a união forças para pressionar o poder público a promover o desenvolvimento do setor".

Simão Pedro, em conjunto com outros deputados da Frente Parlamentar (também composta por deputados federais e vereadores), é autor de projeto de lei que institui o Programa Estadual de Fomento à Economia Solidária (PL 806/2004).

O programa pretende contribuir para o desenvolvimento das organizações de autogestão, como cooperativas e associações de pequenos produtores rurais e urbanos. Estão previstas ações de qualificação dos recursos humanos envolvidos com as políticas públicas de incentivo à economia solidária e de facilitação do intercâmbio entre os empreendimentos já estabelecidos. Além disso, visa promover estudos e pesquisas sobre o tema, assim como incentivar o consumo ético pelos cidadãos paulistas por meio de campanhas públicas de esclarecimento.

De acordo com o deputado, "a economia solidária pode ser entendida como uma forma de democratizar o controle dos bens de produção e a distribuição dos bens de consumo". Em São Paulo, acrescenta Simão, há várias iniciativas bem-sucedidas de economia solidária, como padarias comunitárias, associações de reciclagem de lixo e oficinas de costura.

Segundo a proposta da frente constituída por iniciativa de Simão Pedro em 2004, o Poder Executivo estadual deve, entre outras obrigações, garantir o acesso a espaços físicos em bens públicos estaduais para comercialização dos produtos da economia solidária e prestar assessoria técnica necessária à organização, produção e comercialização dos produtos e serviços.

Os interessados em participar da 3ª Plenária do Fórum Paulista de Economia Solidária devem entrar em contato com a comissão organizadora do evento pelos telefones (11) 4599-9077 e (11) 3326-9678, ou pelo email forumestadualsp@yahoo.com.br.



spedro@al.gov.br

alesp