Parlamentar aponta crise de lealdade em críticas ao governador


24/05/2006 20:54

Compartilhar:


O deputado Fausto Figueira (PT) disse em pronunciamento no plenário da Assembléia Legislativa, nesta terça-feira, 23/5, que os tucanos estão vivendo uma crise de lealdade ao criticarem o governador Cláudio Lembo (PFL) devido aos problemas na área da segurança pública no Estado. "A crise de lealdade fez os tucanos esquecerem que eles governaram o Estado nos 12 últimos anos e que são os responsáveis pelo que está acontecendo. Deixaram isso de lado e passaram a criticar o atual governador Lembo", comentou.

"O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, lá de Nova York, criticou o governador Lembo por um suposto acordo feito com crime organizado para acabar com as ações violentas em São Paulo. O ex-governador Geraldo Alckmin também criticou Lembo por não ter aceitado a ajuda federal. Até ontem, ele (Alckmin) estava no Palácio dos Bandeirantes e agora, de maneira despudorada, ataca o atual governador", prosseguiu Figueira, atual 1º secretário da Assembléia Legislativa.

O deputado ironizou os políticos tucanos por terem sumido no auge da crise de segurança no Estado. "Os tucanos de alta plumagem sumiram e viraram aves de arribação ao voarem para longe. Onde estava o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso? Em Nova York. Onde estava o ex-prefeito José Serra? Também em Nova York. Por isso, o governador Cláudio Lembo falou com sarcasmo que a capital do mundo é Nova York, porque todos os tucanos de alta plumagem lá se esconderam." Os tucanos, segundo Figueira, também adotaram costumes do avestruz, ao não se solidarizarem com o governador. "Ao ignorarem que a crise na área de segurança uniu todos os partidos em solidariedade ao governador, os tucanos fizeram como o avestruz: enfiaram a cabeça no chão". Por isso, concluiu, "o governador Cláudio Lembo disse em entrevista à Folha de S. Paulo que os tucanos não são leais".

fausto@faustofigueira.com.br

alesp