Política ambiental para impedir ocupação em áreas de risco


01/12/2008 18:04

Compartilhar:


O 1º secretário da Assembléia Legislativa, deputado Donisete Braga (PT), citou, em pronunciamento da tribuna da Casa, nessa segunda-feira, 1º/12, reportagem da revista Época que aborda a tragédia que ocorre em Santa Catarina. "A revista Época desta semana traz alguns elementos que apontam as causas do que está ocorrendo em Santa Catarina e, ao mesmo tempo, revela que em outros Estados a situação é preocupante", disse o deputado.

Donisete comentou que, na reportagem, há quatro questões que deveriam preocupar os governantes. "Uma delas é a preservação das cabeceiras dos rios brasileiros", destacou. As outras três são a ocupação desordenada dos morros, a necessidade de se aumentar a vazão dos rios e o monitoramento das populações de risco.

Para São Paulo, o deputado defendeu a aprovação do PL 639/2008, que define a Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais Billings (APRM-B), a exemplo do que já ocorreu com relação à represa Guarapiranga, que tem uma lei específica para protegê-la. "É importante aprovarmos o projeto, que poderá proteger muitas famílias que vivem em áreas de risco no entorno desse manancial", destacou.

"Daqui a algum tempo, gostaria de comemorar a aprovação da Lei Específica da Billings e a preservação de muitas vidas de pessoas que hoje vivem em áreas de risco. Temos de garantir a segurança ambiental para o futuro", acrescentou. Também defendeu, por parte do governo do Estado, uma "política ambiental segura, responsável, com investimentos para cuidar dos mananciais e que impeça a população de se instalar em áreas de risco".



dpbraga@al.sp.gov.br

alesp