Opinião - O parceiro ideal do Brasil


12/11/2009 10:59

Compartilhar:


Não poderia deixar de homenagear uma das maiores personalidades de nosso país, um homem que expõe a sua luta, tristezas, alegrias e vitórias para toda a nação. O mineiro José Alencar é, sem dúvida, um orgulho para nós brasileiros. Nosso vice-presidente da República e presidente de honra do Partido Republicano Brasileiro é um dos homens mais humanos que já conheci, e essa postura é reconhecida e respeitada por todos, mesmo pela imprensa internacional.

Na última segunda-feira, 9/11, eu participei da festa de homenagem ao vice-presidente José Alencar realizada no Teatro Sesi. Na ocasião, Alencar recebeu o título de Presidente Emérito da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva também compareceu à festa, e foi ele quem emocionou Alencar, ao dizer que se o tivesse conhecido antes não teria perdido tantas eleições. O presidente também lembrou de quando conheceu o amigo e os momentos de tristeza que os dois já compartilharam.

Para os que não conhecem a sua história, José Alencar Gomes da Silva nasceu em 17 de outubro de 1931, no município de Muriaé (MG). Aos 14 anos de idade deixou a casa de sua família para trabalhar como balconista. Também foi viajante comercial, atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções. Alencar é casado com a Senhora Mariza Campos Gomes da Silva e tem três filhos.

Nosso vice-presidente já recebeu inúmeros títulos de reconhecimento e condecorações, mas hoje utilizo este espaço para oferecer a esse brilhante homem a minha homenagem, porque o considero um exemplo como pessoa, lutador e político. José Alencar foi, desde o início de sua legislatura, um vice-presidente polêmico com sua voz discordante: já se mostrou, por inúmeras vezes, contrário à política econômica vigente, inclusive no plano de manter os juros altos para conter a inflação e manter a economia sob controle. Alencar é bem-sucedido como empresário, e se destaca, no Brasil, como um homem público honrado e de ilibada conduta, um verdadeiro exemplo a ser seguido.

Minha homenagem é direcionada também a todos os brasileiros que, como José Alencar, lutam contra essa terrível doença conhecida como câncer. Cidadãos que, como ele, vencem a cada dia um obstáculo.

Parabéns Zé Alencar, por sua postura política e humana. Sua Excelência merece o respeito de todos nós, porque essa garra é característica do brasileiro, que, como o senhor, sempre acredita que o amanhã será melhor.

José Alencar, eu tenho certeza de que o Brasil tem orgulho de tê-lo como vice-presidente desta nação!





*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido, também participa das comissões de Defesa dos Direitos do Consumidor e de Economia e Planejamento.

alesp