Audiência discutiu terceirização do trabalho


14/04/2008 16:08

Compartilhar:


Cerca de 100 militantes e dirigentes sindicais participaram, na sexta-feira, 11/4, da audiência pública "Reflexos da Terceirização no Mercado de Trabalho". Com o apoio do Conselho Sindical Regional de Sorocaba, o evento foi realizado no auditório Franco Montoro da Assembléia Legislativa e coordenado pelo presidente da Comissão das Relações do Trabalho da Casa, deputado Hamilton Pereira (PT).

Diferentes forças sociais ligadas ao tema estiveram presentes. Pelo lado patronal, compareceu o presidente do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços no Estado de São Paulo, Johannes Antonius Wiegerinck. Do lado dos trabalhadores, as principais centrais sindicais: os presidentes estaduais da CUT, Edilson de Paula, e da Força Sindical, Danilo Pereira da Silva; o presidente nacional da CGTB, Antônio Fernandes Neto; Luiz Gonçalves, da NCST; Milton Sanches, coordenador do Conselho Sindical Regional de Sorocaba.

Os presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, Izídio de Brito, do Sindicato dos Comerciários, Rui Amorim; dos Servidores Municipais, Sérgio Ponciano, e Vitorio Cattai, da DRT de Sorocaba, entre outros, também compareceram.

Na oportunidade, o diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), José Silvestre Prado fez uma palestra sobre a evolução do processo de terceirização no Brasil. Ele mostrou que, antes dos anos 90, a terceirização era um processo marginal, complementar à estrutura de produção. Após aquela década, no entanto, houve uma intensificação do mecanismo, que implicou no aumento da vulnerabilidade das condições de trabalho.

O procurador do Ministério Público do Trabalho da 15ª Região, João Batista Martins César, disse que "em 10 anos, dá para contar numa mão as experiências positivas de terceirização", disse ele. "É preciso retomar os concursos públicos".

Os deputados Cido Sério (PT) e Olímpio Gomes (PV) também participaram do evento.



hpereira@al.sp.gov.br



www.hamiltonpereira.org.br

alesp