Projeto de Mariângela Duarte que beneficia portadores de hepatite recebe apoio de médicos e autoridades


13/03/2001 16:31

Compartilhar:


A deputada estadual Mariângela Duarte (PT) abriu reunião extraordinária do Grupo Esperança - 1.º Grupo de Apoio aos Portadores da Hepatite C de Santos e Baixada Santista, na noite da última segunda-feira, 12/3, falando para um auditório de cerca de 250 presentes.

Mariângela expôs dois projetos de lei (o 906/99 e o 696/2000,), ambos de sua autoria, sobre a hepatite. Segundo a parlamentar, a doença já contamina mais de 300 milhões de pessoas no mundo (cinco vezes mais que a Aids) e vem crescendo assustadoramente no país, atingindo já 2% da população, ou seja, 3 milhões de brasileiros infectados.

O projeto de lei 906/99, aprovado pela Comissão de Saúde e Higiene da Assembléia Legislativa em abril do ano passado, institui a Semana de Prevenção e Combate às Hepatites, a realizar-se anualmente, do dia 27 de setembro ao dia 3 de outubro, nas unidades da rede pública da saúde, sob a coordenação dos órgãos estaduais competentes.

O PL 696/2000, protocolado em dezembro do ano passado, define as diretrizes para uma política de prevenção e atenção integral à saúde da pessoa portadora de hepatite no âmbito do Sistema Único de Saúde e pede medidas preventivas e urgentes à erradicação da moléstia.

A parlamentar relatou suas ações na política de detecção, prevenção, tratamento e erradicação das hepatites, a conquista da liberação do medicamento Ribavirina, junto ao ministério da Saúde, para ser distribuído gratuitamente aos portadores da hepatite C, a fiscalização dos hemocentros e a audiência pública realizada em novembro de 1999, a seu pedido, na Assembléia Legislativa do Estado, dentre outras.

Estiveram presentes membros do Grupo Esperança (diretores, portadores da Hepatite e especialistas médicos), integrantes da Associação Brasileira dos Transplantados de Fígado e Portadores de Doenças Hepáticas do Estado de São Paulo - Transpática, o infectologista Dr. Ricardo Hayden, vereadores, e a deputada estadual petista Maria Lúcia Prandi.

PL vai subsidiar Fórum. Durante o evento, a deputada foi informada pelos diretores do Grupo Esperança que seu PL 696/2000 subsidiará o Fórum Técnico sobre Hepatite, que se realizará em Santos nos dias 26 e 27 de abril, em local ainda a ser definido.

TV Assembléia. Na próxima segunda-feira, 20/3, ao meio-dia, a deputada Mariângela gravará o programa "Em Discussão", na TV da Assembléia Legislativa, sobre o PL 696/2000. Terá a participação do médico infectologista Ricardo Hayden, do diretor coordenador do Grupo Esperança e portador de hepatite, Jeová Pessin Fragoso.

(Mais informações, ligue para o gabinete da deputada Mariângela Duarte - 3886-6548/653)

alesp