Parlamentar diz que governo do Estado esqueceu a Billings


27/02/2007 17:51

Compartilhar:


Em pronunciamento feito nesta terça-feira, 27/2, no Plenário da Assembléia Legislativa, o deputado Mário Reali (PT) criticou o governo Serra por "sequer citar e muito menos priorizar a recuperação e a qualidade da água da represa Billings em seu Plano de Recuperação Ambiental lançado na semana passada".

O parlamentar ressaltou que há contradição entre a pretensão das metas definidas pelo plano e os recursos destinados para sua efetivação. "No Orçamento do Estado enviado para aprovação da Assembléia Legislativa, os investimentos alocados para a Secretaria do Meio Ambiente sofrerão redução de mais de 30% em 2007."

Segundo Reali, a represa tem função estratégica no abastecimento de água da Região Metropolitana de São Paulo ao atender milhões de moradores e ainda fornecer água para a represa Guarapiranga. Por isso, o deputado cobra agilidade na elaboração e aprovação da Lei Específica da Billings, que, segundo ele, "deve definir os parâmetros sobre a recuperação desse importante manancial e a regularização fundiária daquela área, com investimentos em saneamento básico nos loteamentos situados na sua margem".

O parlamentar reiterou que a recuperação da Billings precisa atender à demanda de todos os cinco municípios do ABCD banhados por suas águas: Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

mreali@al.sp.gov.br

alesp