Poluição de rio em Pirapora de Bom Jesus


14/07/2003 16:49

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Sebastião Almeida

"Despejar esgoto sem tratamento em municípios próximos à Capital é um grave problema para a saúde pública. O governo do Estado já gastou muito e não conseguiu despoluir o rio Tietê, essa situação é calamitosa". A afirmação é do deputado Sebastião Almeida (PT), que participou de reunião com prefeito de Pirapora de Bom Jesus, Raul Silveira Bueno (PFL) e vereadores. Também estiveram presentes no encontro os deputados Donisete Braga e Ana do Carmo, ambos do PT, respectivamente presidente e membro efetivo da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia.

No encontro, os parlamentares discutiram possíveis medidas para despoluição do rio na cidade, que fica a 57 quilômetros da Capital e está sofrendo com queda na geração de renda, aumento de mortalidade infantil e alta incidência de problemas respiratórios na população, problemas causados pelo despejo de produtos químicos que formam espuma com até sete metros de altura. Para apurar investimento de recursos na cidade, os parlamentares decidiram realizar audiência pública convocando Cetesb, Sabesp e Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

Em relação à denúncia feita pelo prefeito que os resíduos são provenientes do município de Guarulhos, Almeida salienta que a Sabesp tem duas estações de esgoto próximas à cidade, no Parque Novo Mundo e em São Miguel. Essas estações poderiam servir Guarulhos desde que haja ligação de troncos coletores, porém, a gerenciadora do sistema não incluiu a cidade como prioridade. Participaram também da reunião assessores do deputado Orlando Morando (PSB).

salmeida@al.sp.gov.br

alesp