Proposta de emenda à Constituição quer regularizar os loteamentos fechados

Guaritas e cancelas aumentam a segurança do cidadão, afirma o autor da PEC
17/04/2002 12:58

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Carlão Camargo (PFL) apresentou, em 2/4, a Proposta de Emenda à Constituição 4/2002, pela qual pretende regularizar o fechamento de loteamentos e quadras de bairros residenciais em todo o Estado, possibilitando a instalação de guaritas de segurança ou portarias. Atualmente, as áreas definidas em projetos de loteamento como áreas verdes ou institucionais não podem ter sua destinação e uso alterados.

"Os condomínios fechados, apesar da denominação imprópria, fazem parte da segurança do cidadão. Toda a população precisa dessa segurança e é demagogia querer impedir que ela se instale nesses locais", disse Camargo. "Os prefeitos gostariam de implantar esse sistema, mas esbarram na proibição constitucional."

A PEC apresentada pelo parlamentar acrescenta duas alíneas ao inciso VII do artigo 180 da Constituição Estadual: exclui da proibição as vias públicas em áreas onde possam ser implantados bolsões residenciais; e determina que as autorizações ou concessões para criação dessas áreas sejam feitas pelos municípios, a partir de leis específicas. Caso a proposta seja aprovada, os municípios poderão criar bolsões e regularizar os já existentes; as ruas e demais espaços públicos continuarão pertencendo ao patrimônio municipal e sendo usados pela população, mas seu fechamento passará a ser legal e os moradores do local ficarão encarregados de sua conservação.

/N+/Vantagens para todos/N-/

Atualmente, existe entendimento, nos meios jurídicos, de que, ao autorizar o fechamento de loteamentos, os prefeitos ferem a Constituição, porque permitem que particulares vedem à população o uso de vias públicas e áreas institucionais. O Ministério Público do Estado tem tomado a iniciativa de ações que pedem a retirada de cancelas, portarias e guaritas e proíbem a exigência de identificação aos visitantes em condomínios desse tipo. O MPE tenta coibir o abuso de incorporadores e loteadores, que chegam ao extremo de fechar praias, para uso exclusivo de moradores.

Na prática, a proibição de fechamento atinge os bolsões residenciais, meio pelo qual as prefeituras concedem às associações de moradores o direito de instalar guaritas de segurança e cancelas nos acessos. Assim, a população residente nos loteamentos existentes em Cotia e região está insegura, diante da possibilidade de um processo judicial derrubar as guaritas que oferecem segurança a quem ali reside.

Na justificativa de sua proposta, o deputado salienta que os bolsões residenciais também são vantajosos para o poder público: como os próprios moradores se encarregam da limpeza e conservação das áreas verdes, o município economiza recursos que pode aplicar em áreas mais carentes.

A PEC apresentada por Camargo foi subscrita por mais 32 parlamentares e esteve em pauta por cinco dias, para recebimento de emendas dos deputados. O próximo passo em sua tramitação é passar pelas comissões legislativas e depois ser discutida e votada em dois turnos. Para que seja aprovada, ela deve ter, nas duas votações, voto favorável de 3/5 dos 94 parlamentares da Assembléia paulista.

alesp