Saúde na escola pretende criar hábitos de prevenção de doenças


02/09/2005 15:31

Compartilhar:


A prevenção de doenças através de novos hábitos desenvolvidos pelos alunos das escolas de ensino público da rede estadual é um dos objetivos da deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), com a criação do programa Saúde na Escola. A deputada apresentou, na Assembléia Legislativa, projeto de lei que institui o programa e que pretende também acompanhar a saúde física e bucal dos estudantes.

A parlamentar, que integra a Comissão da Educação da Assembléia Legislativa, acredita que, como ocorre com o programa da merenda escolar, o Saúde na Escola contribuirá para diminuir a evasão escolar. Segundo ela, não mais ocorrerão faltas decorrentes da necessidade de buscar atendimento médico e odontológico, uma vez que além do atendimento de profissionais da área, o programa dará maior segurança aos pais e alunos, com o atendimento dentro da escola. Segundo a parlamentar, epidemias, por exemplo, podem ser tratadas aos primeiros sintomas.

O projeto prevê a instalação, nas escolas, de ambulatórios médico-odontológicos para atender na prevenção, diagnóstico e tratamento dos alunos, além de rapidez nos atendimentos, afirma a deputada, as crianças desenvolverão bons hábitos de saúde. "A saúde é vital para o desenvolvimento da criança enquanto indivíduo e contribuirá positivamente no rendimento escolar", afirma Maria Lúcia Amary.



mlamary@al.sp.gov.br

alesp