Marcha noturna protesta contra a discriminação racial


11/05/2006 17:26

Compartilhar:


O deputado Simão Pedro (PT) anunciou na Assembléia Legislativa a realização, pelo décimo ano consecutivo, de marcha noturna contra a discriminação racial, organizada por diversas entidades do movimento negro, religiosos, sindicalistas e ativistas em geral. A manifestação será no dia 12/5 e terá início às 20h, com diversas atividades culturais em frente à igreja da Boa Morte, na rua do Carmo, no Centro. Às 22h inicia-se a caminhada, terminando exatamente à meia-noite, com o abraço na igreja do Largo do Paissandu.

A marcha, que se originou da Subcomissão de Combate ao Racismo da Comissão de Direitos Humanos da OAB-SP, em parceria com o Instituto Padre Batista, da Igreja Católica, tem se caracterizado pela pluralidade das entidades participantes e pela singularidade de seu formato.

"Diferentemente de outras manifestações de protesto, essa é uma marcha silenciosa e acontece na noite de 12 para 13 de maio, com os participantes vestidos de preto e carregando tochas e velas acesas", diz Simão Pedro.

Os participantes rejeitam o 13 de maio como data de libertação da escravidão e o consideram como Dia de Denúncia contra a Discriminação Racial. A manifestação acontece à noite, repetindo, simbolicamente, as milhares de fugas dos negros em direção aos quilombos.

A cada ano, a marcha adota uma palavra de ordem. A deste ano é em defesa do sistema de cotas, que será votado no Congresso Nacional.

spedro@al.sp.gov.br

alesp