Da Tribuna


15/10/2009 19:23

Compartilhar:


Dia do Professor



Roberto Felício (PT) parabenizou todos os servidores da rede pública de ensino pelo Dia do Professor. Reconhecendo a importância das associações que representam o professorado, o parlamentar mencionou o grande incentivo que os países que sofreram com a 2ª Guerra Mundial deram à educação, conseguindo, dessa forma, equilíbrio financeiro e avanço tecnológico. Outra questão mencionada pelo deputado foi a rotina extensa de trabalho dos professores, com salas de aula lotadas para balancear o Orçamento. (LP)



Confronto



Há um ano, nos arredores do Palácio dos Bandeirantes, ocorreu o confronto entre as polícias Civil e Militar. Na época, a Polícia Civil estava em greve. O fato foi lembrado pelo deputado Olimpio Gomes (PDT), que citou o acontecido para dizer que os policiais civis reivindicavam dignidade. Olimpio ressaltou as dificuldades salariais das polícias e lamentou que o Orçamento estadual para 2010 não tem verba disponível para reajustar os salários dos servidores. Na sua opinião, o governo é enganoso e faz propaganda enganosa. (LP)



Parabéns ou pêsames



Marcos Martins (PT) disse que não sabia se parabenizava os professores ou se dava os pêsames a eles pela data. Lembrando a forma como são tratados pelos alunos e os vários papeis que desempenham em sala de aula, Martins citou também as péssimas condições físicas das edificações. O deputado lembrou que muitas escolas ainda usam telhas confeccionadas por amianto, produto proibido no Estado, tornando a rotina escolar ainda mais difícil. (LP)



Educação de qualidade



Milton Flávio (PSDB) disse estar feliz em comemorar o Dia do Professor porque essa profissão precisa sempre ser valorizada. "Em três dias terei a oportunidade de comemorar duas atividades profissionais nas quais estou inserido, o Dia do Professor e o Dia do Médico, que será comemorado no dia 18/20", declarou. O parlamentar ao traçar um comparativo da situação dos professores em São Paulo e em outros Estados destacou que São Paulo destina 30% dos recursos à educação. Ao finalizar, desafiou o PT a demonstrar que Estado oferece educação de qualidade tão boa quanto São Paulo. (SM)



Parabéns Professor



Fernando Capez (PSDB) também parabenizou a todos os professores e afirmou que também é professor há 20 anos. O parlamentar agradeceu aos seus professores do jardim da infância, do primário e do ginásio, que tiveram paciência para que ele pudesse superar as suas dificuldades. Ele declarou que a maior virtude de um professor não é o domínio da matéria, o conhecimento técnico do que vai ministrar ou a capacidade que tem para entreter os alunos, que é um pressuposto inerente à cátedra, mas sim a capacidade de amar os seus alunos. "Professor, parabéns. Vá adiante, o Brasil depende de você", concluiu. (SM)



Agricultura familiar



Em rápidas palavras, Simão Pedro (PT) parabenizou todos os professores e informou que no dia 16/10 comemora-se o Dia Mundial da Alimentação, e que haverá um seminário de iniciativa do Ministério e Desenvolvimento Social sobre o tema. O parlamentar questionou reportagem que divulgou dados de pesquisa encomendada pela Confederação Nacional de Agricultura (CNA) ao Ibope sobre a agricultura familiar. Segundo Simão, a agricultura familiar trouxe ampliação de recursos e aumento da produção e do emprego, e o texto citado trata de casos isolados. "A cada dez empregos gerados na agricultura, oito vem da agricultura familiar", finalizou. (SM)



Campanhas salariais



Hamilton Pereira (PT) também parabenizou os professores, profissão que comparou a um verdadeiro sacerdócio. Citou uma grande manifestação na praça da República por melhores condições de trabalho e salários. O parlamentar anunciou que o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba também se encontram em campanha salarial. Para concluir, Pereira informou a prisão de dois secretários da administração tucana em Sorocaba por suposto envolvimento em esquema de cobrança de propina na prefeitura, que após os depoimentos foram liberados. (SM)



Desenvolvimento da região sudoeste



"As cidades da região sudoeste do Estado sempre receberam pouca atenção dos governantes, e apresentam índices econômicos e sociais inferiores na comparação com as demais regiões de São Paulo, necessitando de atendimento prioritário", disse Edson Giriboni (PV). "Mas no atual governo, avanços têm ocorrido, com investimentos de mais de R$ 1 bilhão para a recuperação e duplicação de rodovias e estradas vicinais", afirmou. O deputado ainda elogiou a aprovação pela Assembleia do PL das mudanças climáticas, com emenda de sua bancada que estabelece metas para a redução dos gases-estufa em 20% até o ano de 2020. (MF)



Agenda de Direitos Humanos



Adriano Diogo (PT) anunciou a realização, na Assembleia, de dois eventos da Comissão de Direitos Humanos. No dia 27/10 ocorrerá ato solene, com apoio de diversas entidades como CUT e Pastoral Operária, em homenagem ao sindicalista Santo Dias, assassinado há 30 anos. No dia 20/10 será realizada a audiência pública O Tráfico de Órgãos Humanos e a Defesa da Vida. Diogo também anunciou que estão abertas até o dia 11/11 as inscrições para o prêmio Santo Dias de Direitos Humanos, e ainda divulgou o lançamento, no dia 24/10, da agenda latino-americana 2010, que tem como tema frase de dom Pedro Casaldáliga: "Salvemo-nos com o planeta". (MF)



Lei da Anistia



Após discorrer sobre a vida e as ações de Santo Dias, Adriano Diogo (PT) considerou equivocada a Lei da Anistia, que completa agora 30 anos, por impedir que os crimes da ditadura fossem esclarecidos, pois os assassinos, como os de Santo Dias e de tantos outros, não foram responsabilizados. Ele ainda disse que "não é possível que os arquivos do governo tenham sido abertos, que os segredos do regime militar não tenham vindo à tona até hoje". Para Diogo, atrocidades como essas continuam a ocorrer em delegacias e na Febem (atual Fundação Casa), o que não é possível em um país civilizado. (MF)



Dia do Professor



José Candido (PT) cumprimentou os professores pela data e lamentou a situação de sofrimento por que vem passando a categoria já há vários anos. Candido leu carta "desabafo" recebida de uma diretora de escola pública, que se queixa do tratamento dado pelo Estado aos professores. O deputado ainda relatou que os alunos da rede pública hoje não assistem sequer à metade das aulas que deveriam ter em razão da falta constante de professores, muitos afastados por licenças em razão do esgotamento a que são submetidos pelas duplas jornadas, à violência e à falta de uma política educacional. (OT)



Dia do Médico



"Às vezes me pergunto o que temos a comemorar no Dia do Professor", disse Luís Carlos Gondim (PDT), também cumprimentando os professores, a quem considerou vítimas de forte desvalorização profissional e de péssimas condições de trabalho. Gondim lembrou que no próximo dia 18/10 celebra-se o Dia do Médico, segundo ele, em situação profissional não muito diferente de seus colegas do magistério. O piso do Ministério da Saúde hoje é de R$ 1.500, o que obriga os médicos a trabalharem em diversos empregos para garantir um salário mais digno, o que acaba prejudicando o atendimento. (OT)



Volta do amianto



"Na semana em que se aprovou a lei dos gases estufa, a Casa recebe o Projeto de Lei 917/2009, que regulamenta a lei que proíbe o amianto no Estado de São Paulo", disse Adriano Diogo (PT), que fez exibir no painel o texto do projeto, do qual fez uma leitura crítica. O projeto, de autoria do deputado Waldir Agnello, prevê prazo de dez anos para reduzir a concentração de fibras no ar a um percentual de 0,05%, o que, para Diogo, equivale a autorizar o uso do material. A justificativa afirma que a proposta se baseia no princípio constitucional que garante o desenvolvimento nacional. "Meu Deus do céu, a substância do diabo aparece de novo. Deus nos salve!" (OT)

alesp