Opinião - Saúde = vergonha nacional


27/05/2011 08:45

Compartilhar:


A Organização Mundial de Saúde (OMS) apresentou, recentemente, um relatório completo do financiamento da saúde e demonstrou uma triste realidade: o custo médio da saúde no bolso do brasileiro é superior à média mundial. Segundo a organização, as famílias brasileiras destinam mais recursos para a saúde que o próprio governo!

Um detalhe é suficiente para compreendermos, em termos absolutos, o absurdo vivido: o governo brasileiro destina à saúde do seu cidadão um décimo do destinado pelos governos da Europa aos seus.

Consta ainda do relatório oficial da OMS que 56% dos gastos com a saúde no Brasil vêm de poupanças e das rendas das pessoas; uma das mais altas taxas do mundo.

É preciso e urgente uma mudança de comportamento no que diz respeito aos recursos públicos destinados à saúde. O quadro é catastrófico: nossos hospitais estão lotados, nossos postos de saúde também, e os chamados atendimentos 24 horas apresentam filas enormes, com doentes esperando várias horas para serem atendidos.

O número de médicos é insuficiente para maior rapidez no atendimento; muitos postos e hospitais, por outro lado, não possuem equipamentos e aparelhos que possibilitem diagnósticos rápidos e eficazes.

Além disso tudo, é preciso destacar que são poucos os remédios distribuídos gratuitamente pela rede pública enquanto os preços dos medicamentos nas farmácias particulares custam verdadeiras fortunas. Muitas vezes o alto custo impede que o doente siga o receituário recebido fazendo com que, como regra geral, se agrave o seu estado de saúde.

Precisamos, reitero, mudar essa situação, e com urgência. Muitas vidas estão sendo perdidas e muitos brasileiros ficam com graves sequelas físicas por falta de maiores recursos dos poderes públicos para o essencial setor da saúde.

Os impostos no Brasil são altíssimos: não dá, assim, para pensar em aumentar tributos para buscar mais recursos. É preciso, isso sim, escalonar prioridades, fazendo economia em setores desnecessários, e destinar maiores verbas para a saúde.

Não dá para esperar mais!

Comparando com os demais países, é uma vergonha a situação do Brasil em área tão fundamental.

Que os nossos governantes, portanto, atendam já " AGORA mesmo " o clamor de milhões de brasileiros (homens , mulheres, velhos e crianças) que sofrem as consequências da falta de um atendimento correto na área da saúde.



*Deputado estadual pelo PSDB e ex-prefeito de Ribeirão Preto.

alesp