O DOMÍNIO DAS CADEIAS - OPINIÃO

Afanasio Jazadji
05/10/2000 18:45

Compartilhar:


O sistema carcerário do Estado de São Paulo, que já estava falido, passou a ficar ainda pior, nos últimos meses, com a evolução do domínio imposto por quadrilhas.

Está provado que cinco organizações criminosas ditam regras nas cadeias públicas, penitenciárias e nos presídios, castigando alguns presos com tortura e até com a morte, sob o olhar complacente de funcionários que representam a inércia do governo.

Essas mesmas quadrilhas planejam, com perfeição, mirabolantes resgates de presos em delegacias, hospitais, fóruns, idealizam fugas em massa de presídios, promovem rebeliões e chegam a preparar assaltos audaciosos.

A população de nosso Estado é refém desses grupos armados. Por mais que o governador Mário Covas e seu fiel secretário da Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, digam que nunca tanta gente havia sido presa no Estado de São Paulo, ninguém duvida desta certeza: os bandidos estão ainda mais ousados.

O governo estadual alega que construiu novos presídios e que o sistema carcerário já não tem espaço para tantos criminosos. Ainda é pouco.

Ora, que os presídios estão lotados, nós sabemos. Isso ocorre tanto na Capital quanto no Interior e no Litoral. O que o governador Covas e seus assessores devem levar em conta, de uma vez por todas, é que o combate à criminalidade deve ser a prioridade número um, já que a população não suporta mais a crescente ameaça dos bandidos.

Bandidos que agem nas ruas, nas residências, nas estradas, nos aeroportos e até mesmo dentro das cadeias. Espera-se mais ação e menos discursos.

alesp