Solenidade encerra trabalhos do Fórum São Paulo Século XXI

(com fotos)
14/03/2001 20:02

Compartilhar:


Em solenidade realizada na tarde desta quarta-feira, 14/3, a Assembléia Legislativa encerrou os trabalhos do Fórum São Paulo Século XXI. O presidente do Legislativo paulista, deputado Vanderlei Macris, abriu o evento homenageando o governador Mário Covas, falecido há uma semana.

"Este é um dia especial para o Parlamento Paulista, particularmente para esta Mesa Diretora, que encerra sua gestão amanhã. Desde março de 1999, quando assumimos a presidência da Casa, tínhamos como meta recuperar o objetivo primordial desta Assembléia: ser o local de debate para a sociedade. E esta meta foi cumprida pelo Fórum. Sua estrutura inovou o modo de incluir a sociedade no debate, criando uma instância sem burocracia", discursou Macris. Segundo ele, os excelentes resultados conseguidos pelo Fórum São Paulo Século XXI foram conseguidos com o apoio dos conselheiros, deputados, funcionários e com a Fundação Seade.

Vanderlei Macris apontou os "pilares éticos bem definidos" como o principal motivo do sucesso do Fórum. "E foram esses pilares que apontaram o desenvolvimento humanista como mais importante que o econômico. E foi este foco humanista que gerou o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), apresentado em 22/2 na Organização das Nações Unidas." O presidente da Assembléia explicou que o Índice de Desenvolvimento Humano, da ONU é melhor aplicável a regiões com desenvolvimento heterogêneo, "como é o caso de compararmos países diferentes. Já o IPRS foi concebido para analisar a gestão municipal e na elaboração e aplicação de políticas públicas, além de podermos acompanhar sua evolução. A chama do Fórum não pode apagar-se. Gostaria de conversar com o novo presidente da Assembléia, a ser eleito amanhã, sobre a implantação das conclusões a que chegamos neste amplo debate", concluiu Macris.

O relator-geral do Fórum São Paulo Século XXI, deputado Arnaldo Jardim (PPS), afirmou que "a resposta dada pela sociedade não pode ser medida por número de páginas produzidas. Conseguimos atingir nosso objetivo, que não era o de conseguir as manchetes e holofotes, mas, sim, estreitarmos os laços com a sociedade".

Jardim afirmou que "escolhas precisaram ser feitas" e que a opção foi feita pelo diálogo, pela inclusão social. Segundo o relator-geral, algumas mudanças significativas foram apontadas pelo Seade. "Temos hoje, entre outras mudanças, um perfil demográfico diverso do que nos acostumamos a ver, já que o quadro atual aponta uma população com mais idade, com queda nos índices de crescimento populacional. Além da diminuição das taxas de natalidade, caiu também a de mortalidade infantil. Paradoxalmente, a mortalidade juvenil cresceu muito, sendo suas principais causas os acidentes de trânsito e as causas violentas."

O deputado Arnaldo Jardim afirmou que "São Paulo é de onde partiram os bandeirantes, que ousaram avançar além do Tratado de Tordesilhas e redefinir nossas fronteiras; é onde chegaram os imigrantes e onde começou a industrialização brasileira. Os resultados do Fórum são viáveis, pois reforçam o compromisso de São Paulo com a educação, com o futuro. São Paulo não é dos paulistas, é dos brasileiros, dos povos que aqui fincaram suas esperanças, e nossas conclusões pertencem a todos eles."

Na solenidade de encerramento dos trabalhos do Fórum, o governador Geraldo Alckmin foi represento pelo secretário de Economia e Planejamento, André Franco Montoro Filho, que parabenizou a Assembléia Legislativa pela iniciativa de unir diferentes membros da sociedade para discutir e propor soluções para aos problemas do Estado.

Montoro Filho falou sobre o Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), que tem como objetivo combater as desigualdades sociais e regionais do Estado, e disse que o IPRS fez sucesso na sede da ONU. "O que mais os impressionou foi o fato de a iniciativa do IPRS ter partido do Poder Legislativo".

Montoro Filho fez algumas considerações sobre o governador Mário Covas, e uma delas é a de que "ele gostaria de ser lembrado não por ter feito grandes obras, mas por der possibilitado qualidade de vida à população mais carente".

Flávio Fava de Moraes, diretor executivo da Fundação Seade, que há mais de 100 anos faz estudos sobre o Estado de São Paulo, disse que os representantes da ONU ressaltaram a importância do Índice Paulista e lamentaram o fato de não terem apresentado o IRPS em uma convenção ocorrida três semanas antes em São Francisco.

O deputado estadual Jamil Murad (PCdoB) aproveitando a oportunidade de tantas pessoas estarem abordando os problemas do Estado, pediu que a Assembléia derrube o veto do governador a um projeto, de sua autoria, que cria uma universidade pública na zona Leste da Capital. "As três universidades públicas do Estado acolhem 18 mil dos 240 mil jovens que procuram o ensino superior, apenas 3% daqueles que terminam o ensino médio".

Alguns conselheiros dos 16 Grupos Temáticos que compuseram o Fórum São Paulo Século XXI falaram sobre sua importância, como Oded Grajew, ex-presidente da Fundação Abring. "Na primeira reunião do Conselho, quando tive a idéia do Índice Paulista de Responsabilidade Social, que partiu da sociedade civil, não tinha grande esperança de que essa idéia frutificasse". Oded Grajew fez sugeriu que o Índice Paulista de Responsabilidade Social seja nacional. "Acho que seria bom se todas as Assembléias Legislativas se reunissem para criar o Índice Brasileiro de Responsabilidade Social para que o Brasil sirva de modelo para o mundo".

O deputado Vanderlei Macris disse que no mês de maio ele e o futuro presidente do Parlamento paulista participarão de uma reunião, no Rio de Janeiro, com representantes de todas as Assembléias do país para debater o Índice Paulista, "com certeza, essa proposta fará eco e o Brasil terá o seu Índice de Responsabilidade Social".

O ministro da Saúde, Adid Jatene, que chamou a atenção dos conselheiros para a falta de leitos hospitalares no Estado, recebeu a notícia do secretário Montoro de que a primeira providência do governador Geraldo Alckin foi aprovar a construção de mini-hospitais. Segundo Jatene, existem lugares que não têm leito para os seus habitantes.

Antonio Salim, da Central Geral dos Trabalhadores (CGT) parabenizou os deputados Vanderelei Macris e Arnaldo Jardim e pediu que o veto ao projeto do deputado Jamil Murad seja derrubado. O mesmo pediu a Mãe Silva de Oxalá. "Gostaria de lembrar que, para chegarmos ao primeiro mundo, nossas crianças precisam ter educação", disse a Mãe Silva de Oxalá referindo-se ao ensino primário, que, para ela deixou de existir.

O último orador foi o representante da Associação Islâmica, Ahmed Ali Saifi, que também pediu pela educação das crianças, inclusive das que estudam em escolas particulares "gostaria de lembrar o alto custo das mensalidades escolares", disse Saifi.

O presidente Vanderlei Macris agradeceu os 94 deputados estaduais, os conselheiros maiores do Fórum e os conselheiros dos 16 Grupos Temáticos que participaram da realização do Fórum São Paulo Século XXI e pediu que todos, parlamentares e civis, fiscalizem e acompanhem o desenvolvimento do IPRS "a sociedade deve continuar nos ajudando para termos uma melhor qualidade de vida", finalizou.

alesp