Assembléia vai criar programa para racionalização de consumo de água e energia elétrica


04/05/2001 18:42

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa e a Universidade de São Paulo assinaram, na manhã desta quinta-feira, 3/5, protocolo de intenções que prevê a formação de um grupo de trabalho encarregado de apresentar, em 60 dias, um projeto de racionalização de uso de água e energia elétrica no Palácio 9 de Julho. O protocolo foi assinado pelo presidente do Legislativo, Walter Feldman, e pelo reitor da USP, Jacques Marcovitch.

"Nosso objetivo fundamental é trazer para a Assembléia os projetos que a Escola Politécnica desenvolveu nessa área", disse o professor Antônio Marcos Massola, diretor da Poli. Segundo Massola, desde o início do Programa de Uso Racional da Água (Pura), em 1997, houve redução de 38% no volume de água consumida na Cidade Universitária; a porcentagem do orçamento de custeio destinada a esses gastos passou de 26% em 1997 para 13% em 2000.

As etapas de trabalho do programa, que deve ser implantado na Assembléia, prevêem identificação de consumo, localização e correção de possíveis vazamentos e substituição de equipamentos hidráulicos (caixas sanitárias e ferragens, por exemplo) por outros que resultem em menores gastos de água.

O mesmo procedimento deve ser adotado para o uso da energia elétrica. Neste caso, devem ser adotadas medidas como mudança de tipos de lâmpada e individualização de pontos de luz.

"A Assembléia passará a contar com mecanismos adequados para dar um exemplo de racionalização", avaliou Feldman. O protocolo de intenções, o primeiro firmado entre a USP e a Assembléia Legislativa, foi assinado durante seminário sobre medidas de racionalização de energia, realizado no auditório Franco Montoro.

alesp