Sindicalistas apontam irregularidades na Eucatex


25/06/2003 17:49

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Hamilton Pereira

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT), presidente da Comissão de Relações do Trabalho da Assembléia Legislativa, participou de uma audiência na última segunda-feira, 23/6, com o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 15a Região (Campinas), Raimundo Simão de Melo, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Salto, Aparecido Galvão (China), e Antônio Cordeiro dos Santos, diretor do mesmo sindicato.

Durante a audiência foi apresentado ao procurador o descontentamento do sindicato, que, desde 1998, vem buscando a intermediação da Procuradoria para negociação da mudança de regimes de trabalho ocorrida na empresa Eucatex, fabricante de chapas de fibra de madeira, localizada na cidade de Salto.

Segundo os sindicalistas, a Eucatex, que possui hoje cerca de 1.400 funcionários, realizou alterações no regime de trabalho de alguns setores da empresa à revelia da decisão da categoria. Segundo o procurador, qualquer mudança em jornada de trabalho que seja realizada sem acordo com a categoria é considerada inconstitucional. "O nosso papel é o de mediar as negociações e, se isso não é possível, as responsabilidades devem ser assumidas pelas partes", alertou o Raimundo Simão de Melo, que sugeriu aos sindicalistas que procurem o Ministério do Trabalho.

Hamilton Pereira, assumiu o compromisso de agendar uma audiência entre os sindicalistas e o delegado regional do Trabalho, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro.

hpereira@al.sp.gov.br

alesp