Trabalhadores denunciam empresa de Guarulhos em reunião de Relações do Trabalho

Representante da categoria acredita que EMTU seja conivente com negligência da Viação Canarinho
16/04/2002 20:53

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com foto)

Cerca de 30 trabalhadores da Viação Canarinho compareceram à reunião da Comissão de Relações do Trabalho, nesta terça-feira, 16/4, para denunciar a empresa por falta de cumprimento de obrigações trabalhistas.

O depoimento de vereadores de Guarulhos e do representante dos trabalhadores teve início após a eleição do deputado Nivaldo Santana (PCdoB) para a presidência da Comissão.

A vereadora Luiz Cordeiro (PCdoB) afirmou que o proprietário da Viação Canarinho demitiu em massa os trabalhadores dessa empresa após mudar a razão social para Viação Atlântica. "Os demitidos não têm FGTS depositado, férias pagas ou acordo sindical cumprido."

Edson Albertão, vereador do PT, destacou que o problema não se restringe a reclamações trabalhistas. "Trata-se de um empresário de má índole e corrupto. Há até envolvimento de autoridades públicas", disse Albertão, informando que a EMTU se recusa a dialogar com os trabalhadores. "Entretanto, o Estado é o responsável pela permissão de serviços a empresas de transportes."

Antônio Chagas Correia falou em nome dos trabalhadores e leu alguns questionamentos sobre o assunto. Dentre outras perguntas, Chagas indagou como a EMTU encara a permissão dada a uma empresa que muda de razão social. "Deve haver conivência da EMTU e de fiscais do Ministério do Trabalho, uma vez que nenhuma providência foi tomada contra a empresa. É impressionante que bens da Canarinho sejam escondidos horas antes da visita de um oficial de justiça. Fica claro que a empresa é avisada com antecedência."

Chagas ressaltou que o proprietário da Viação Canarinho, José Antonio Abdala, é conhecido por administrações irregulares. "Quem não se lembra do episódio Fábrica de Cimento Perus, em que ocorreu fato similar em detrimento de trabalhadores."

O presidente sugeriu, com anuência dos demais membros da Comissão, que a EMTU seja convocada para prestar esclarecimentos e que os representantes da Viação Canarinho e do Sindicato pertinente sejam convidados.

Nivaldo também propôs o envio de um requerimento de informações à empresa que fica obrigada a respondê-lo em um mês. A Comissão ainda vai notificar a Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho e a Delegacia Regional do Trabalho.

alesp