Projeto de lei propõe a criação da Universidade Pública da Mogiana


15/12/2003 16:04

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Simão Pedro

O deputado Simão Pedro apresentou projeto de lei autorizando o governo do Estado a criar a Universidade Pública da Mogiana na região de São João da Boa Vista.

Segundo Simão Pedro, a universidade deverá oferecer cursos relacionados com a dinâmica e a vocação socioeconômica da região. O projeto prevê a reserva de vagas para estudantes que tenham cursado o ensino médio em escola pública.

O deputado lembra que há no Estado enorme carência no que diz respeito ao acesso à universidade pública, gratuita e de qualidade. "Há um vazio em regiões como a de São João, que tem nas proximidades os municípios de Aguaí, Águas da Prata, Caconde, Casa Branca, Divinolância, Espírito Santo do Pinhal, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, Santo Antônio do Jardim, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, Tambaú, Tapiratiba e Vargem Grande do Sul", argumenta Simão Pedro.

Na região, com quase 500 mil habitantes, há apenas 9.919 vagas no ensino superior, oferecidas por faculdades privadas. Com a universidade pública, além da formação de um pólo tecnológico, a região terá outros benefícios. O parlamentar cita dados contidos no livro "Impactos econômicos e financeiros da Unesp para os municípios", organizado pelo professor José Murari Bovo. Segundo o estudo, em 2001 os serviços ligados ao trabalho acadêmico efetuados nas 25 unidades universitárias da Unesp contribuíram para manter 7.500 empregos diretos e injetaram, na economia dos municípios onde estão situadas, 640 milhões de reais.

spedro@al.sp.gov.br

alesp