Base aliada impede convocação de secretário, avalia deputado


16/06/2005 09:30

Compartilhar:


A base aliada do governo do Estado está evitando a votação do requerimento que convoca o secretário Saulo de Castro para falar à Comissão de Segurança Pública sobre denúncias de abuso de poder. A avaliação é feita pelo deputado Vanderlei Siraque (PT), vice-presidente da comissão e autor do pedido de convocação do secretário da Segurança Pública.

Siraque lembra que na semana passada a deputada Rosmary Correa (PSDB) faltou à reunião da comissão e foi representada por outro parlamentar, para evitar que o requerimento de convocação do secretário fosse votado. A mesma estratégia, segundo ele, foi utilizada nesta quarta-feira, 15/6, quando o deputado Romeu Tuma Júnior (PMDB) não compareceu e foi representado pelo companheiro de partido Baleia Rossi. O parlamentar peemedebista requereu vistas da matéria novamente, impedindo a votação pela terceira semana consecutiva.

O regimento interno da Assembléia Legislativa não permite que o mesmo parlamentar solicite vistas de uma propositura por duas vezes, mas autoriza que o segundo pedido seja feito por um deputado substituto.

Além disso, o deputado Ubiratan Guimarães (PTB) pediu vistas do requerimento que convida os demais "Quem não deve não teme. Por que tamanha preocupação da bancada governista em protelar os esclarecimentos do secretário, já que ele mesmo faz até piada da situação?", indagou Siraque.

O parlamentar quer ouvir o secretário a respeito de denúncias publicadas pela imprensa.

Segundo elas, Saulo de Castro teria cometido abuso de autoridade ao acionar o policiamento do Grupo de Operações Especiais da Polícia Civil para checar os motivos de um congestionamento na rua Viradouro, no Itaim, quando se dirigia a um restaurante na região, no último dia 14 de maio. Supostamente irritado com o engarrafamento, o secretário teria acionado a tropa de elite para deter os responsáveis pelo transtorno.

vsiraque@al.sp.gov.br

alesp