Solicitada liberação de recursos para o hospital dos estivadores de Santos


23/07/2003 10:23

Compartilhar:


DA ASSESSORIA DA DEPUTADA MARIA LÚCIA PRANDI

A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) reivindicou diretamente ao governador Geraldo Alckmin a liberação de R$ 334 mil para o Hospital Internacional dos Estivadores de Santos. A parlamentar tomou a iniciativa diante da possibilidade de agravamento da situação já enfrentada pelos milhares de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde) da região. Segundo maior complexo hospitalar do litoral, o Estivadores tem 348 leitos, 140 deles cadastrados pelo SUS.

"Depois de ficar quase 4 anos fechado, desde 1999 o hospital vem passando por um processo de recuperação, cuja qualidade já foi reconhecida até pelo Ministério da Saúde. Todas as esferas de poder devem unir esforços para garantir que os hospitais que atendem pelo SUS tenham condições de prestar serviço de qualidade à população", ressalta a deputada Prandi, preocupada com o baixo número de leitos do SUS na região.

De acordo com dados do DataSUS, a Baixada Santista tem apenas 1,5 leito SUS para cada grupo de mil habitantes. A média regional é inferior à registrada no Brasil (2,6/1000) e no Estado (2,4/1000). "Até mesmo o Vale do Ribeira, reconhecidamente uma das áreas mais carentes de São Paulo, tem uma média superior à da Baixada", destaca a parlamentar, que há anos defende um planejamento regional para por fim à crise hospitalar que regularmente assola a Baixada.

mlprandi@al.sp.gov.br

alesp