2º Secretário vai mobilizar Frente de Desenvolvimento para criar clusters


16/12/2003 15:10

Compartilhar:


Da assessoria do deputado José Caldini Crespo

O deputado José Caldini Crespo (PFL), 2º Secretário da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, pretende mobilizar a Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Sudoeste Paulista da Assembléia Legislativa para articular a criação de clusters visando ao desenvolvimento regional.

Como coordenador geral da Frente Parlamentar, Crespo pretende envolver também o Sebrae e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Nas últimas semanas, o parlamentar recebeu pedidos de cidades da região sudoeste, como Guareí, São Miguel Arcanjo e Itararé, para ajudar no desenvolvimento de clusters.

O cluster pode ser definido como um grupo empreendedor dedicado inteiramente a uma atividade específica. Através da exploração da Cadeia Produtiva, consegue diluir e reduzir seus custos e maximizar os resultados.Bons exemplos de clusters são os bordados de Ibitinga, as porcelanas de Amparo e os bonés de Apucarana (PR).

Definindo-os como "uma das melhores idéias para o desenvolvimento regional", o deputado Crespo argumenta que, em termos práticos o cluster significa um grupo ou agrupamento, no sentido de uma quantidade de pessoas fazendo, juntas e em sintonia, a mesma coisa.

"A idéia é a comunidade, após um processo de debates, identificar e adotar uma atividade econômica para o seu desenvolvimento. Ou seja, a maioria da comunidade trabalhando direta ou indiretamente em determinada atividade, dela obtendo renda e, conseqüentemente, melhor qualidade de vida. É um conceito bastante interessante, mas que precisa ser bem trabalhado para que apresente os resultados esperados, daí nossa intenção de envolver o Sebrae e a Unesp nesse processo de identificação e adoção de atividades econômicas", explicou Crespo.

O conceito foi desenvolvido pelo economista americano Michael Porter, ao demonstrar que qualquer comunidade pode se desenvolver conforme vocações específicas. Ele sustenta também que as empresas de uma mesma cadeia econômica, trabalhando harmonicamente, são mais produtivas e inovadoras, apresentando maiores facilidades de atrair investimentos do que se estivessem atuando cada uma por si.

jccrespo@al.sp.gov.br

alesp