Da Tribuna


02/03/2010 19:41

Compartilhar:


Valorização do Magistério



A atuação sindical da Associação dos Professores Municipais (Aprofem) recebeu elogios de Edson Ferrarini (PTB). O deputado relatou que a entidade realizou nesta terça-feira, 2/3, reunião com mais de mil filiados para discutir suas reivindicações, como valorização do magistério e aumento salarial. Ele destacou o trabalho realizado pelo presidente da associação, Ismael Nery Palhares Jr., e pelos demais diretores. "A Aprofem é muito atuante na busca de melhorar as condições de trabalho dos professores, e não é ligada a nenhuma central sindical e nem a partidos políticos", finalizou. (BC)



Contrato cancelado



Para Pedro Tobias (PSDB), a atual Mesa Diretora da Assembleia está de parabéns por ter cancelado o contrato de R$ 6 milhões destinados ao funcionamento da Central de Atendimento ao Cidadão (CAC). O serviço de atendimento telefônico foi licitado na gestão de Rodrigo Garcia (DEM), explicou o parlamentar, e efetivado pelo ex-presidente Vaz de Lima (PSDB). "Na época, já havia me posicionado contra o contrato. Inclusive encaminhei um requerimento de informações a respeito, mas não obtive resposta (na ocasião)". (BC)



Propaganda enganosa



A divulgação, pelo governo do Estado, de informações sobre o PLC 8/2010, que incorpora ao salário-base do professorado público paulista a Gratificação por Atividade do Magistério (GAM) é, segundo Carlos Giannazi (PSOL), propaganda enganosa. O deputado criticou a incorporação em três parcelas, a primeira paga em março deste ano e as demais nos anos seguintes, pois o parcelamento "empurra o pagamento para o próximo governo". Ainda conforme Giannazi, o professor que leciona 24 horas/aula por mês incoporará, após três anos, R$ 6,75, valor que já recebia como gratificação. (BC)



GAM



Milton Flávio (PSDB), a respeito do PLC 8/2010, afirmou que a incorporação da Gratificação por Atividade do Magistério é uma reinvindicação antiga dos professores. O parlamentar declarou que não entende a posição do deputado Carlos Giannazi (PSOL), contrária ao projeto, já que Giannazi teria dito, durante a tramitação do projeto de valorização pelo mérito, que não via sentido em um plano de educação que não incorporasse as gratificações. Flávio diz que trará discursos passados do deputado Giannazi que provam essa contradição. (NS)



Distorção de fatos



Carlos Giannazi (PSOL) respondeu às declarações de Milton Flávio (PSDB) afirmando que a incorporação da Gratificação por Atividade do Magistério (GAM), sozinha, não resolverá os problemas educacionais do Estado. Giannazi reafirmou que o atual governo tem feito propagandas enganosas sobre os investimentos na área, e Milton Flávio está distorcendo os fatos. (NS)



Falta de planejamento regional



Carlinhos Almeida (PT) está preocupado com a falta de um planejamento regional que considere as características de cada município, já que, segundo ele, o governo tem tomando medidas que não levam em conta os interesses das regiões. O deputado questionou a ampliação do porto de São Sebastião. "É inaceitável se debater a ampliação do porto quando o governo afirma que não vai duplicar a rodovia dos Tamoios (uma das vias de acesso ao porto)", declarou. Almeida criticou o projeto de transposição das águas do rio Paraíba do Sul para a região metropolitana de São Paulo, medida que, segundo ele, foi tomada sem conhecimento das cidades e dos prefeitos. (NS)



Escalonamento



Maria Lúcia Prandi (PT) leu um trecho do PLC 8/2010, em que o governador afirma que a incorporação da Gratificação por Atividade do Magistério aos proventos dos inativos é uma decisão judicial. Para a parlamentar, é um absurdo incorporar a gratificação de modo escalonado em um período de três anos. "O governo do PSDB tem uma enorme dívida com os educadores", declarou. A deputada também comentou a epidemia de dengue na baixada santista. (NS)



Teto único



Segundo Vitor Sapienza (PPS), a Casa agiu de forma antirregimental em relação à sua proposta de emenda constitucional que dá nova redação ao inciso XII do artigo 115 da Constituição, propondo um único teto estadual para os servidores dos três Poderes. Segundo o deputado, a PEC foi protocolada no dia 24/2, mas não foi publicada no Diário Oficial do dia seguinte. O parlamentar afirmou ainda que, apesar de ter recebido apoio de 39 deputados, alguns parlamentares ligaram para ele pedindo a retirada de suas assinaturas. (NS)



Mal-intencionado



O deputado Milton Flávio (PSDB) afirmou que levará ao plenário todos os discursos de Carlos Giannazi para mostrar que o parlamentar vem colocando palavras em sua boca. "Vossa excelência mente de maneira mal-intencionada. Vou trazer os discursos para mostrar que vossa excelência não tem responsabilidade com sua palavra." O deputado também falou sobre a remoção de 160 famílias, na sexta-feira, 26/2, que residiam em área de risco na Serra do Mar. "Até o final do ano, cinco mil famílias serão remanejadas. O objetivo é prevenir de tragédias como a de Angra dos Reis, em 1º de janeiro." (LP)



O melhor



Na opinião do deputado Pedro Tobias (PSDB), o melhor candidato para ocupar o cargo de presidente da República é o governador de São Paulo, José Serra. "Apesar de ainda não ter confirmado sua candidatura, José Serra tem melhor currículo que a candidata Dilma Rousseff, em campanha há seis anos." Tobias comentou que o governador já foi secretário de Estado, ministro e prefeito de São Paulo. "Para ser presidente é preciso ter experiência em vários cargos públicos", explicou. (LP)



Preconceito contra a mulher



Donisete Braga (PT) lamentou existirem tantos preconceitos no Brasil, que levam a oposição ao governo federal a questionar a capacidade do presidente Lula por falta de curso universitário em seu currículo. Com a proximidade dos debates eleitorais, na sua opinião, os opositores deverão referir-se à candidata Dilma Roussef como "mulher guerrilheira". Braga salientou a grande contribuição da ministra para a democracia brasileira, além de valorizar o papel da mulher no país. "Não aceitamos atitudes preconceituosas contra a mulher. Dilma é espelho para o Brasil e para a América Latina". (MA)



Audiência no apagão



Milton Flávio (PSDB) disse estar preocupado com o comportamento do Ibope, pois esse instituto detectou níveis de audiência na mídia eletrônica durante o apagão que a cidade enfrentou. O mesmo fato ocorreu na semana passada em bairro sem energia. "Qual a confiabilidade que estes resultados podem ter?", questionou. O deputado afirmou ainda estar protocolando requerimento à Comissão de Defesa do Consumidor para que o presidente dessa instituição venha à Casa explicar esses fatos. (MA)

alesp