Encontro Estadual de Agentes Públicos

Programa da capital gera redução de despesas sem diminuição dos serviços
23/02/2011 20:12

Compartilhar:


O 3º Encontro Estadual de Agentes Públicos contou com a presença do professor Rodrigo Mauro Ruis de Matos, que falou sobre os resultados do projeto de modernização da administração pública, que trata da gestão corporativa da prefeitura de São Paulo. O projeto tem como tripé a redução de despesas sem diminuição dos serviços prestados; melhoria contínua da qualidade dos serviços; e aumento da receita sem elevação de impostos.

Matos citou vários setores em que o projeto apresentou bons resultados, como as áreas da educação e da saúde. Ele deu o exemplo da oxigenoterapia domiciliar prolongada, em que a prefeitura cedia todo o equipamento para o usuário, no entanto, muitos haviam falecido ou não necessitavam mais do serviço, e a aparelhagem não era recolhida pela prefeitura.

"Com uma nova avaliação, 672 pacientes tiveram alta, e o serviço pôde ser estendido para novos pacientes, pois havia uma demanda reprimida no uso da oxigenoterapia", explicou.

No setor da educação, um dos planos para reduzir o consumo de água e energia das escolas da rede pública foi um incentivo em dinheiro, que varia de escola para escola, para aquelas que atingissem a meta estabelecida, sendo que as unidades de ensino teriam total autonomia sobre a verba. Segundo Matos, "em 30 meses, a prefeitura teve uma economia de R$ 285 milhões, que foram reinvestidos em outros setores.

alesp