Opinião - Todo dia é dia de realizar desejos


28/04/2011 16:04

Compartilhar:


O titulo aqui pode até remeter a algo sem importância ou uma preocupação de quem não tem o que fazer, mas o Dia Mundial da Realização de Desejos na verdade é um evento que ocorre simultaneamente em 42 países, em 29/4, em que as afiliadas da ONG World Wish Day tratam de realizar ao menos um desejo de uma criança doente. A ação parece ser simples, mas faz uma diferença tremenda na vida dos pequenos.

Nesta semana, o jornal Folha de S. Paulo publicou no Caderno matéria "Um pedido especial", da enviada especial a Campinas, Patrícia Gomes. "Eu quero um dinossauro grande e barulhento, que se mexe que nem um touro", a frase que abre o texto foi um pedido de André Luis Bandelo Jr., de 6 anos, em uma cartinha que ditou para a sua mãe escrever enquanto está no Hospital de Campinas. É lá que desde fevereiro, o menino trata de um câncer.

Após visitar o hospital em Campinas, a ONG, especializada em realizar desejos de crianças com males graves, descobriu o sonho do garoto e decidiu realizá-lo, isso por meio de patrocínio. E assim, nesta semana, após uma radioterapia, voluntárias da ONG levaram André para um passeio no bosque ao lado do hospital. A organização criou um mundo encantado com ovos e barulhos de dinossauro e André se divertiu com toda essa história e toda a equipe do hospital apoiou a iniciativa repetida em outras ocasiões. Realmente, a felicidade é uma grande aliada em qualquer tipo de tratamento. André é um vencedor, assim como tantos outros que tem combatido essa doença. Iniciativas como a da ONG podem auxiliar muito em tratamentos como esses, pois trazem ânimo novo a essas crianças.

Nesta semana estive com Grace Pereira, presidente da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social, e pude conhecer um pouco deste trabalho que também tem realizado desejos. A ABADS é a antiga Pestalozzi de São Paulo, uma Instituição Beneficente que, há 58 anos, dá assistência nas áreas da saúde, educação e capacitação profissional para crianças e jovens de até 22 anos com deficiência intelectual. Hoje, a entidade também trabalha com autistas.

A associação também dá suporte às famílias e auxilia na formação de profissionais. Mais de 120 jovens com deficiência intelectual já foram inseridos no mercado de trabalho por meio deste trabalho. A instituição recebeu também diversos prêmios, a mais recente, em dezembro do ano passado, foi o Prêmio TOP Qualidade Brasil, pela excelência de qualidade em suas ações. Parabéns Grace, parabéns a todos que como a ABADS tem feito a vida dessas pessoas bem mais felizes.

Trabalhos como esses são extremamente importantes, pois confortam aqueles que com muita dor tem batalhado para seguir seus caminhos. O Dia Mundial da Realização de Desejos é comemorado em abril, mas essa data pode se repetir mais vezes ao ano, só depende de cada um de nós. Afinal de contas, existem milhares de pessoas e organizações por este mundo afora que, como essas duas entidades, estão tornando possível o sonho de muitas pessoas. Vamos apoiar e festejar as boas ações feitas por pessoas ou entidades, mesmo que elas pareçam simples, podem mudar o dia ou até mesmo a vida de uma pessoa.



*Gilmaci Santos é deputado estadual pelo PRB e presidente estadual do partido.

alesp