Bandidos na segurança de estabelecimento comerciais


01/07/2003 17:33

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Romeu Tuma



O deputado estadual Romeu Tuma (PPS), presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, criticou as autoridades que vêm permitindo prática que se tornou comum, principalmente na periferia paulistana: conforme denunciou a imprensa, bandidos estão substituindo policiais que fazem "bicos" em estabelecimentos comerciais.

Os comerciantes afirmam que os criminosos cobram menos e são mais eficientes, já que eles detêm o controle da área. "Quem tenta evitar a prática acaba punido pela bandidagem", afirmou Tuma em discurso feito no plenário. "Os criminosos se recusam a deixar a função e conseqüentemente perder a taxa de proteção."

Tuma lamentou que a sociedade, por meio de alguns comerciantes, deixe-se proteger por criminosos e quadrilheiros. "Cria-se desta forma um verdadeiro Estado paralelo sem lei, sem regras e sem qualquer compromisso com a segurança pública do cidadão e da coletividade", criticou.

O deputado pediu às autoridades constituídas que "coíbam a prática com rigor e urgência, sob pena de o crime se instalar em várias cidades de São Paulo, formando um Estado paralelo". Tuma disse ainda que esse seria o primeiro passo para a criação de uma organização criminosa empresarial com estrutura, divisão de tarefas, hierarquia, lucro etc. "Enfim, seria o crime organizado ditando regras e a polícia correndo atrás do efeito dessa violência", finalizou.

rtuma@al.sp.gov.br

alesp