Quilombolas pedem intermediação da Assembléia em questão de terras

Área remanescente de quilombo é motivo de disputa judicial com imobiliária de Ubatuba
01/04/2002 19:12

Compartilhar:


DA REDAÇÃO (com fotos)

O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Walter Feldman, recebeu nesta segunda-feira, 1/4, a pedido do deputado Wagner Lino (PT), moradores de uma fazenda de Ubatuba, cadastrada pela Fundação Itesp como remanescente de quilombo, mas que vem sendo motivo de disputa judicial com uma imobiliária da região, que considera a área propriedade particular.

Os quilombolas vieram pedir a intermediação do presidente para que seja marcada uma audiência com o governador do Estado na tentativa de resolver a questão. Segundo representantes da Fundação Itesp, presentes ao encontro, o problema jurídico já está encaminhado, faltando apenas uma decisão da Justiça declarando a fazenda como área pública ou particular. Entretanto, o que mais preocupa hoje é a forte pressão policial no local, tendo ocorrido inclusive mortes de adultos e crianças.

Comunidade Inamar

Também a pedido de Lino, Feldman recebeu Franco Rigolli, presidente da Comunidade Inamar, uma entidade assistencial que mantém 13 creches espalhadas por Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Santos.

Rigolli relatou ao presidente que cada criança custa mensalmente R$ 195,00 à entidade. Deste montante, o Estado repassa apenas R$ 17,02. Rigolli pleiteia que esse rapasse seja aumentado e que não haja atraso na liberação do dinheiro, como vem ocorrendo. A Comunidade Inamar quer ainda que o Estado auxilie na construção de mais nove salas em Diadema para que possam atender mais 180 crianças. Só na região, existe uma lista de 1.200 crianças em fila de espera.

Jardim Falcão

Também foram recebidos pelo presidente representantes dos moradores do Jardim Falcão, em São Bernardo do Campo, que tiveram suas casas derrubadas por estarem construídas em área de manancial. Os moradores pediram ajuda ao presidente do Legislativo para agendar uma audiência com o governador do Estado, na qual pretendem apresentar ao chefe do Executivo projeto para retomada da área transformando o local em um loteamento diferente onde seja possível morar preservando-se o meio ambiente.

alesp