Deputado pleiteia melhorias para estradas


09/03/2005 17:14

Compartilhar:


Reivindicar melhorias para várias estradas do Estado será um dos principais assuntos de uma audiência marcada para as 15h da próxima sexta-feira, 11/3, entre o deputado Luís Carlos Gondim Teixeira (PL) e o superintendente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Mário Rodrigues. Entre os acessos em questão, estarão a Mogi-Bertioga (SP-98), a Mogi-Salesópolis (SP-88) " no Alto Tietê " e o acesso 244 da rodovia dos Tropeiros (SP-68), que liga Areias a Queluz, no Vale do Paraíba.

O parlamentar aproveitará o encontro para cobrar mais empenho do DER em melhorar a situação de tráfego aos motoristas. Para a reunião, também foram convidados representantes dos municípios atendidos por essas estradas.

A iniciativa do deputado faz parte de um trabalho de unir forças políticas e conseguir benefícios junto ao Governo do Estado. A iniciativa é organizada junto com as prefeituras do Alto Tietê e também de outras regiões de São Paulo.

Na Mogi-Bertioga, Gondim já apresentou uma proposta de que o DER aplique cerca de R$ 29 milhões na duplicação, em etapas. De acordo com o edital, o valor está previsto para ser aplicado apenas na recuperação e regularização dos acostamentos ao longo do acesso, entre os quilômetros 55 " na Vila da Prata, em Mogi das Cruzes " e 98,1 (cruzamento com a Rio-Santos, a SP-55, em Bertioga).

Para a Mogi-Salesópolis, o deputado pede o cumprimento do projeto. Pela proposta inicial, estão previstas as implantações de terceira faixa de rolamento, baias de ônibus e melhorias no acostamento.

O parlamentar também encaminhou uma indicação ao Estado pedindo a recuperação imediata do acesso 244 da rodovia dos Tropeiros. Lá, a pista afundou, em 3 de fevereiro, no km 2,5, devido ao deslizamento da terra de sustentação do asfalto ocasionado pelas constantes chuvas naquela região.

Com a queda do pavimento, foi aberta uma cratera de aproximadamente 60 metros de comprimento e 18 metros de profundidade. Nenhum tipo de veículo consegue passar pelo trecho, entre eles, carros de passeio, caminhões e ônibus.

De acordo com estimativas do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a recuperação do trecho afetado está avaliada em R$ 2,8 milhões e o prazo de execução das obras será de nove meses. No entanto, não existe uma previsão para o início dos serviços.

Governador

O deputado apresentou nesta terça-feira, 8/3, um pedido de audiência com o governador Geraldo Alckmin (PSDB) para discutir melhorias para essas estradas. A reivindicação foi feita durante uma reunião com o secretário de Estado da Casa Civil, Arnaldo Madeira. O parlamentar irá convidar os prefeitos de Mogi das Cruzes, Junji Abe, de Biritiba Mirim, Roberto Pereira da Silva, ambos do PSDB, e de Salesópolis, Benedito Rafael da Silva (PL), para participar da audiência.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp