Notas de Plenário


31/10/2006 18:02

Compartilhar:


Vitória de um projeto

Nivaldo Santana (PCdoB) afirmou estar celebrando a vitória de Lula, demonstrada de forma inequívoca pela vontade soberana do povo. "As propostas e programas de governo foram exaustivamente debatidos, e o que venceu foi um projeto de desenvolvimento econômico baseado nos pilares da distribuição de renda, da geração de empregos e da valorização do trabalho." Santana criticou a postura dos opositores de Lula. "Quando eles obtêm sucesso nas urnas, dizem que o povo é sábio. Quando perdem, desqualificam, de forma preconceituosa, parcelas da população."

Oposição de propostas

Depois de afirmar seu respeito à vontade da população, Pedro Tobias (PSDB) declarou que irá cobrar ações do governo federal, principalmente para evitar a discriminação do Estado de São Paulo e de alguns municípios paulistas na aplicação de recursos. "Será uma oposição construtiva, diferente daquela feita pela aliança entre PT e PFL na Assembléia, que teve o único objetivo de atrapalhar o governo do PSDB." Como exemplo do que chamou de oposição de propostas, Pedro Tobias mencionou a influência das privatizações nas exportações brasileiras. "A balança comercial do país só é positiva por causa do desempenho de empresas como a Embraer e a Vale do Rio Doce e do setor de agronegócios."

Rodoanel

Orlando Morando (PSDB) demonstrou sua preocupação com as notícias divulgadas pela imprensa de que as obras do rodoanel no Grande ABC serão paralisadas por falta de recursos. "Faz apenas um mês que as obras foram iniciadas em uma solenidade com a presença do governador Cláudio Lembo, que garantiu a existência de recursos ao menos para esta fase inicial", afirmou. Segundo Morando, se as notícias se confirmarem, demonstrarão uma enorme irresponsabilidade por parte do Executivo por ter criado uma expectativa que não pôde cumprir. Outra possibilidade aventada pelo deputado é a de que o factóide seja um "bode na sala": "Se o governo quer pedagiar o rodoanel, que fale claramente".

Vitória "acachapante"

Hamilton Pereira (PT) comemorou a vitória de Lula sobre Alckmin com vantagem de 20 milhões de votos, possibilitada pela realização do segundo turno. "Foi a aprovação popular de um governo de acertos", disse. Segundo ele, a geração de 5,6 milhões de empregos com carteira assinada desde o início da gestão Lula é um indicativo do êxito do projeto de governo petista em seus objetivos econômicos e sociais. Outra conclusão do parlamentar foi a exatidão das pesquisas de opinião, que mostraram continuar sendo um instrumento confiável de aferição da opinião pública.

PT enfraquecido

Na análise de João Caramez (PSDB) sobre as últimas eleições, o fato considerado preponderante foi o descolamento ocorrido entre Lula e o PT, sendo vitorioso apenas o candidato. "Houve um claro enfraquecimento do PT nestas eleições." Caramez afirmou ainda que o candidato Geraldo Alckmin, tendo obtido 40 milhões de votos, consolidou-se como liderança nacional, e que o PSDB já pensa nas próximas disputas. Com relação às ponderações feitas por Hamilton Pereira, Caramez considerou que o primeiro turno foi um termômetro adequado para aferir a aprovação do governo petista, já que ainda não haviam sido feitas composições. "Nesse contexto, o presidente Lula não foi aprovado."

Verticalização

O deputado Alberto Turco Loco Hiar (PSDB) falou sobre a intenção do prefeito de São Sebastião, Juan Pons Garcia (PPS), de promover a verticalização da cidade através da venda de terrenos da região a um grupo empresarial português. Segundo o deputado, o plano diretor apresentado por Garcia autorizava a construção de prédios de até 18 andares na orla da praia, "destruindo tudo". O parlamentar ressaltou que as negociações só não foram adiante porque a imprensa descobriu a tempo. "Graças a Deus", comemorou o deputado.

Atitude republicana

"De coração aberto, discordo da avaliação do deputado João Caramez sobre o resultado das eleições", disse Donisete Braga (PT), ao afirmar que o presidente reeleito sempre enfrentou com rigor as crises que surgiram em seu governo. No seu entender, o modelo de governar de Lula fortaleceu o partido e lhe rendeu a maior votação da história. "De forma republicana, o presidente chamou as principais lideranças e todos os governadores eleitos para conversar", lembrou Braga.

Iamspe

Palmiro Mennucci (PPS) apelou para o presidente da Assembléia, Rodrigo Garcia, no sentido de que este inclua na Ordem do Dia o Projeto de Lei 88/05, que concede prazo para que servidores aposentados e pensionistas retornem à condição de contribuinte do Instituto de Assistência Médica dos Servidores Públicos Estaduais (Iamspe). "Alguns aposentados e pensionistas acreditavam que seria possível dar continuidade ao pagamento dos planos de saúde e se desligaram do Iamspe. Contudo, os constantes aumentos dos planos e a redução do poder aquisitivo não permitiram isso e, agora, eles estão sem atendimento médico-hospitalar." Palmiro lembrou que a propositura recebeu parecer favorável em todas as comissões em que tramitou.

Segurança pública

Na avaliação do deputado Conte Lopes (PTB) sobre as eleições para presidente, a candidatura de Geraldo Alckmin sofreu desgaste devido aos ataques de uma facção criminosa no Estado, ocorridos no primeiro semestre de 2006. "Naqueles dias, lembra o deputado, verifiquei que apenas o meu carro circulava nas ruas." O parlamentar falou também da diferença salarial entre as polícias civis federal e estadual, "embora o serviço seja o mesmo". Ele ressaltou que o tema da segurança continuará sendo a base de seus discursos na próxima legislatura.

Aperfeiçoando a democracia

O deputado Sebastião Almeida (PT) parabenizou o presidente reeleito, dizendo que Lula é a maior liderança que o país já produziu. Almeida declarou que todo o processo para o segundo turno foi muito bom para a democracia brasileira e comentou: "Quanto mais o Geraldo Alckmin falava, mais votos ele perdia e, quanto menos o Lula falava, mais votos ele ganhava". O deputado também elogiou a Justiça Eleitoral e disse que o modelo de apuração do país deveria se copiado em todo o mundo.

alesp