Da Tribuna


13/05/2009 20:42

Compartilhar:


Voto em lista



Edson Ferrarini (PTB) manifestou sua discordância com o voto em lista fechada, cuja proposta está em andamento no Congresso. Para ele, essa iniciativa vai afastar definitivamente o eleitor da política. "Não adianta mais trabalhar pelo povo, basta ficar de bem com a cúpula do partido para que coloquem seu nome na lista", reclamou. De acordo com o deputado, com o voto em lista a população não sabe em quem está votando, já que passa a votar somente no partido. "O partido vai escolher os nomes para colocar em prioridade. As panelinhas do partido vão se perpetuar no poder", afirmou Ferrarini, que não quer que a proposta seja aprovada. (MC)



Pedágios



Carlos Giannazi (PSOL) acha a proposta de voto em lista absurda e antidemocrática, que vai afastar a população do processo eleitoral. "Os partidos políticos no Brasil se tornaram verdadeiros cartórios controlados por grupos", afirmou. Sobre os pedágios, afirmou que o Estado de São Paulo tem sido vítima dessa política governamental. "Serra anunciou a privatização e instalação de pedágios nas rodovias Tamoios, Mogi-Bertioga e Oswaldo Cruz", disse, mas de acordo com Giannazi, também o governo federal está instalando pedágios nas rodovias Fernão Dias e Régis Bittencourt. Para ele, a Assembleia tem que reagir a isso. (MC)



Crime organizado



Para Conte Lopes (PTB), o voto em lista é uma aberração. "Como vão ser escolhidos os primeiros colocados dessa lista?", argumentou. Segundo ele, o eleitor tem o direito de escolher seu candidato e acompanhar sua vida. "Vamos torcer para que prevaleça a democracia", disse. Lopes falou ainda sobre a estratégia do secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, de usar a Rota para combater o crime organizado. "Está de parabéns o secretário, a Rota tem que ser usada com policiais treinados e qualificados", declarou. O deputado comentou ainda sobre o roubo de obras de arte da casa da ex-esposa do dono do Maksoud: "os bandidos devem ser pegos mas, para isso, ainda falta polícia investigativa". (MC)



Vila dignidade



Milton Flávio (PSDB) elogiou o programa "Vila Dignidade", lançado pelo governador José Serra, que prevê a construção de vilas para abrigar pessoas idosas de baixa renda e que não tenham laços familiares. "Fiquei muito estimulado com isso. Se o projeto der certo a idéia é estender", disse. Milton Flávio comentou ainda o depoimento de Olimpio Gomes sobre a morte de policiais e os salários pagos à categoria. "Não há projeto que possa garantir a vida de qualquer cidadão", afirmou. Para ele, são comuns reclamações quanto a salários. "Não conheço no Estado de São Paulo nenhuma categoria que esteja satisfeita com o salário que lhe é pago", asseverou. (MC)



Músicos



Carlos Giannazi (PSOL) falou sobre a Lei 12.547/2007, que desobriga o músico a apresentar a carteira da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB), para trabalhar. De acordo com o deputado, a OMB continua exigindo a inscrição dos músicos. "Os fiscais da OMB vão às igrejas cobrar dos músicos, é algo ridículo", criticou. Ele explicou que o exercício profissional é livre e, por isso, criou uma frente parlamentar em defesa dos músicos e compositores do Estado. (MC)



Educação desvalorizada



Para Rafael Silva (PDT), a educação não é valorizada no país como deveria e, segundo ele, uma nação do porte do Brasil não se desenvolve enquanto a educação não for prioridade. De acordo com Silva, enquanto no Brasil a cada 100 jovens, dez estão em universidades, na Austrália, são 80 ou mais jovens em universidades de qualidade superior. Para o deputado, embora exista um pensamento de não valorização da educação por parte das autoridades, é importante que o jovem insista e tenha consciência de que é possível obter sucesso nos estudos. O parlamentar também protestou contra a Marcha da Maconha e lamentou a presença de autoridades nesse evento. (NS)



Minirreforma política



Olimpio Gomes (PV) comentou a minirreforma política apresentada à população como solução aos escândalos políticos no país. Dentre elas, o deputado destacou o financiamento público de campanha e a criação de uma lista fechada do partido. De acordo com ele, é o cidadão quem vai custear as novas campanhas políticas que, segundo cálculos do deputado, somarão mais de R$ 1 bilhão. Sobre a criação da lista do partido, Gomes afirmou que o deputado que desejar entrar na lista, além de não possuir desafetos, deverá pagar para fazer parte dela. "É bom que a sociedade acorde para essa verdadeira safadeza". (NS)



Educação



Maria Lúcia Prandi (PT) afirmou que, apesar do assunto educação sempre ser prioridade nos discursos, nas ações não é aplicado de fato. Segundo ela, a falta de uma política de educação tem levado as escolas públicas a uma situação incompatível com a grandeza do Estado de São Paulo que, de acordo com ela, tem três universidades estaduais na lista das 20 melhores do mundo. Prandi falou sobre o atual secretário, Paulo Renato Souza, e afirmou que esperava que um plano estadual fosse cumprido. Segundo a deputada, o governo encaminhou projeto de redução da jornada dos professores para 12 horas semanais, o que, para ela, traz novas preocupações. (NS)



Governo cumpre 80% das metas



Milton Flávio (PSDB) comentou matéria publicada pela Folha de S. Paulo intitulada "Governo Serra descumpre 40% das metas". Após analisar os dados apresentados na matéria, o deputado afirmou que o autor da matéria omitiu informações sobre as obras em andamento ou quase finalizadas. De acordo com o deputado, segundo dados da Secretaria de Economia e Planejamento, o governo atingiu 80,4% do cumprimento das metas previstas para 2008. Milton Flávio manifestou também sua preocupação quanto ao PAC e a Nossa Caixa. Sobre esta última comentou: "Ela que era lucrativa, começa a dar prejuízo". (NS)



Educação



Roberto Felício (PT) esteve, no dia 12/5, na Praça da República, quando acompanhou reunião de representantes do sindicato dos professores com o secretário da Educação. O deputado ainda afirmou que o PT apresentará um conjunto de emendas a dois projetos de lei complementar relacionados à educação que tramitam na Casa. De acordo com ele, a preocupação da secretaria se atém às condições hidráulicas, elétricas e dos telhados das escolas do Estado. "Isso deveria ser tratado por engenheiros", disse Felício, acrescentando que a Assembleia deve estabelecer um processo de negociação em torno desses projetos. (TB)



O Brasil e a crise



Fausto Figueira (PT) esteve nesta terça-feira, 12/5, em Cubatão, onde o presidente Lula acompanhou as obras de uma usina termoelétrica. Na tribuna, o deputado falou sobre a crise econômica mundial. "Nosso país não foi atingido graças ao preparo do governo federal em relação ao enfrentamento dessa crise", disse o parlamentar, que afirmou estar honrado por ter sido indicado para compor a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa. "Quero questionar vários procedimentos do governo do Estado em relação à saúde", adiantou Fausto Figueira, citando a alimentação dos presos, que é computada pelo Estado como gasto da pasta da Saúde. (TB)



Semana ambiental



O deputado Edson Giriboni (PV) propôs aos colegas deputados e ao Colégio de Líderes que seja criada uma semana destinada à apreciação de matérias concernentes ao meio ambiente. Conforme Giriboni, na Casa existem inúmeros projetos sobre esse tema aguardando debate e votação. A aprovação desses projetos, selecionados por importância e prioridade, seria uma grande contribuição da Assembleia para a preservação ambiental. De acordo com o deputado, São Paulo é referência para o Brasil, tanto para bem como para mal e, como tal, é necessário dar o exemplo contribuindo com uma melhor qualidade de vida para as próximas gerações. (MA)



Fuligem venenosa



Para o deputado Rafael Silva (PDT), a família que tem a desventura de conviver com um viciado em drogas entende a extensão da gravidade das palavras proferidas pelo "ministro cantor", quando assumiu ter sido usuário de maconha. O deputado lembrou que a fuligem também age como veneno, aumenta o efeito estufa e provoca sérios problemas de saúde nas pessoas, como ocorre na região de Ribeirão Preto, na época das queimadas, quando aumentam consideravelmente as internações devido a problemas respiratórios. Segundo Silva, nada concreto a respeito disso é feito pelo ministro do Meio Ambiente. (MA)



Represa Billings



No próximo dia 18/5, em Diadema, a Assembleia promove audiência pública para debater o projeto da Lei Específica da Represa Billings. Conforme o deputado Enio Tatto (PT), é importante a participação popular na defesa dos interesses locais para cobrar as ações sancionadas. O deputado comentou ainda sobre a grande repercussão no país do programa Minha Casa, Minha Vida, ao atender a população mais esquecida, a que ganha até três salários mínimos. Essa parte da população, afirmou Tatto, ao conseguir o financiamento sem a burocracia existente em planos anteriores, realizará o sonho da casa própria. (MA)

alesp