Deputado alerta para escassez de água potável


19/12/2003 15:41

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Roberto Alves

Em todo o mundo, 1 bilhão de pessoas não têm acesso a água potável. O consumo de água tem dobrado a cada 25 anos e a previsão é de que até 2008 cerca de 60% da população mundial não tenha o produto em quantidade e qualidade suficientes. Dados como esses indicam a gravidade do problema da escassez de recursos hídricos e devem levar, na avaliação do deputado estadual Roberto Alves (PTB), à adoção de medidas para que o Estado de São Paulo e o Brasil enfrentem o problema.

"A instituição da Lei das Águas e a criação da Agência Nacional de Águas foram passos importantes nesse sentido", disse Roberto Alves. "Mas deveriam vir acompanhados da conscientização da sociedade diante do problema, o que

vem ocorrendo muito timidamente". Segundo ele, com a adoção da lei passa a existir um arcabouço legal que permite dar a esse recurso natural o tratamento adequado.

"O povo paulista deve dar a sua contribuição, zelando pela utilização consciente e responsável da água ", disse o deputado, que lamentou que os países desenvolvidos não contribuam para reduzir os níveis de agressão ao meio ambiente, principal razão para a escassez de água, junto com o crescimento populacional.

Exemplo disso, de acordo com o parlamentar, seria a recusa dos Estados Unidos em ratificar o Protocolo de Kyoto, o que o obrigaria a reduzir os níveis de emissão de gases responsáveis pelo efeito estufa.

ralves@al.sp.gov.br

alesp