TCE acata representação do PT sobre licitação do Metrô


24/09/2008 15:10

Compartilhar:


O Tribunal de Contas do Estado (TCE) acatou representação da bancada do PT na Assembléia Legislativa e abriu um procedimento para apurar possíveis irregularidades no processo de licitação para construção da Via Permanente 2 - Verde do Metrô, que teve o resultado antecipado pela Folha Online, num texto cifrado sobre a ópera Salomé.

A representação assinada pelo líder do PT na Assembléia, deputado Roberto Felício, aponta que a antecipação do resultado da concorrência pública sugere que o processo pode ter sido direcionado favoravelmente ao consórcio liderado pela construtora Camargo Corrêa.

A licitação promovida pelo Metrô tinha por objetivo a elaboração de projeto executivo; fornecimento de materiais e equipamentos; montagem da superestrutura de via permanente, com atenuação de ruídos e vibrações; e sistema de terceiro trilho para o trecho leste da Estação Alto do Ipiranga até o final do túnel a leste da Estação Vila Prudente. A concorrência também incluia o pátio de manutenção e estacionamento Tamanduateí e suas vias de acesso, da Linha 2 - Verde do Metrô.

De acordo com matéria publicada em 13 de agosto último, a Folha Online divulgou que as construtoras Queiroz Galvão, Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e OAS foram consideradas pelo Metrô as únicas aptas a participar da licitação, entre as que apresentaram propostas. As demais empresas licitantes foram desclassificadas por não cumprirem critérios jurídicos e técnicos.

Na representação, o líder petista, Roberto Felício, requereu a sustação do processo de licitação, visto que há fortes indícios de irregularidades. Na avaliação do deputado, "todos os elementos que permeiam esta licitação merecem uma análise mais acurada por parte do TCE".



lider@ptalesp.org.br

alesp