Opinião - Primeiro de maio: momento de reflexão contra a crise


30/04/2009 20:45

Compartilhar:


Comemorar o primeiro de maio parece um pouco distante da realidade em que vivemos, não só no Brasil, mas em todo o mundo por conta da crise econômica que nesse momento afeta a maior parte dos países.

A hora é de reflexão, principalmente por parte de quem é responsável pela gestão da economia nacional. A nós, parlamentares, cabe cobrar e discutir ações que garantam o cumprimento de medidas de proteção ao trabalhador. Nesse contexto podemos citar o exemplo da Embraer, que foi tema de audiência pública realizada na Assembléia Legislativa, com ampla participação dos deputados que compõe a Frente Parlamentar de Apoio aos Municípios do Vale do Paraíba, Mantiqueira e Litoral Norte.

Também mantivemos contato direto com a empresa em visita realizada logo após o anúncio das mais de 4 mil demissões, em fevereiro. Fomos conhecer os detalhes da situação que levou aos fatos e conversar com a direção da empresa a fim de encontrar caminhos para amenizar o impacto da medida.

Sabemos da importância da união de todas as forças em momentos de crise, na esfera pública ou privada, para salvaguardar os direitos dos trabalhadores, sem deixar de pensar em perspectivas para os jovens que pretendem ingressar no mercado de trabalho.

Portanto, mais do que reverenciar a data " criada em 1889 para lembrar uma greve geral que aconteceu em 1º de maio de 1886, que resultou em protestos e até em morte de manifestantes " devemos incorporar o espírito de luta daqueles homens.

Que esse seja um 1º de maio de reflexão e de firmeza, para que mais uma vez não sejam os trabalhadores os únicos a pagar pela globalização da crise, que resulta da ganância dos paises ricos, inibindo o crescimento dos demais países do mundo.



* Afonso Lobato é deputado estadual (PV)

alesp