Citricultores se reúnem para definir políticas para o setor


23/10/2009 18:17

Compartilhar:


Deputados, prefeitos, vereadores, agricultores e representantes de entidades ligadas à citricultura participaram, no dia 22/10, de reunião na Assembleia Legislativa, para debater propostas para combater a crise que afeta o setor.

O encontro de iniciativa do deputado Davi Zaia (PPS) também serviu para a eleger a nova diretoria da Associação dos Municípios Citrícolas do Estado de São Paulo (AMCISP). Coube ao prefeito de Cajobi, na região de Ribeirão Preto, Dorival Sandrini, a tarefa de presidir a entidade.

Os citricultores, segundo as intervenções dos participantes, vivem uma crise que se arrasta há mais de dez anos, não conseguem saldar as dívidas junto aos bancos, vendem a laranja a preços baixos para a indústria processadora de sucos, sofrem problemas de concentração de mercado e, para completar, enfrentam as pragas que ameaçam as lavouras, como o cancro cítrico e o greening.

O deputado Davi Zaia sintetizou algumas das providências que devem ser tomadas para enfrentar essas questões. Inicialmente, se comprometeu a procurar a direção do Banco do Brasil, em Brasília e no Estado de São Paulo, para renegociar as dívidas dos produtores, solicitar ajuda financeira do Banco Nacional de Desenvolvimento Social e levar a mesma reivindicação ao governo do Estado, buscando o auxílio da Agência de Desenvolvimento. Nesse sentido, Zaia disse que já tem uma audiência marcada, na próxima semana, com o secretário estadual de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin.



dzaia@al.sp.gov.br

alesp