Apae de Colina poderá tornar-se entidade de utilidade pública


19/09/2011 19:09

Compartilhar:


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com sede no município de Colina, poderá ganhar o título de utilidade pública, se aprovado o Projeto de Lei 881/2011, apresentado pelo deputado Roberto Engler (PSDB). A organização, sem fins lucrativos, localizada na rua Ernesto Henrique Paro, 269, Jardim Santa Lúcia, em Colina, promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual da região, produzindo e difundindo conhecimento na cidade onde a sede está estabelecida.

A sede de Colina foi fundada em 4 de agosto de 1986. A organização é a pioneira em introduzir o teste do pezinho no Brasil, possuindo o maior laboratório especializado do país, credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal. A Apae tem por finalidade promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual, atuando em todas as fases da vida, da infância à maturidade.

A associação promove e apoia pesquisas, produzindo e difundindo conhecimento científico e trabalhando em prol dos direitos das pessoas com deficiência. Estimula o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e a vida produtiva laboral. A entidade oferece ainda atendimento jurídico às pessoas com deficiência mental e seus familiares.

De acordo com o parlamentar, na Apae de Colina, num trabalho conjunto das fonoaudiólogas e terapeutas ocupacionais, foram desenvolvidas também atividades de informática.

"A Apae é carente de recursos e, para se manter, promove campanhas para financiar suas ações de atendimento, incentivando a participação da comunidade e instituições nos programas voltados ao atendimento da pessoa com deficiência", comentou Engler.

Na justificativa do projeto, Roberto Engler destacou a participação dos deficientes mentais atendidos na associação em todos os eventos promovidos pela prefeitura municipal, com apresentação de dança, números musicais e coral.

alesp