Primeira Conferência Municipal sobre Produção Mais Limpa


10/05/2002 18:25

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

Na próxima terça-feira, 14/5, será realizada a 1ª Conferência Municipal sobre Produção mais Limpa. Promovida pela Câmara Municipal Paulistana, sob a coordenação do vereador Gilberto Natalini (PSDB), com apoio da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, o evento acontecerá no Salão Nobre da FIESP/CIESP, na Avenida Paulista 1313, das 8 às 17:30horas.

A Conferência nasceu a partir do Projeto de Resolução 004/02, de autoria do vereador Gilberto Natalini, que institui no âmbito da cidade de São Paulo a realização anual do evento. "A busca de um município saudável é uma incansável tarefa da Câmara Municipal de São Paulo, seja na elaboração de uma legislação em saúde ambiental moderna, seja na difusão do debate de práticas sustentáveis", afirma o vereador Natalini, médico e entusiasta do conceito de municípios saudáveis, cujo enfoque demonstra que as principais doenças das populações em aglomerações urbanas são advindas de problemas gerados no meio onde estas populações vivem. Este conceito nasceu em Quebec, no Canadá, durante a realização de uma conferência mundial sobre medicina, em 1997. No Brasil a Rede de Municípios Saudáveis é operada pelo Ministério da Saúde e já congrega mais de três mil municípios em todo o território nacional.

Durante todo o dia, empresários, políticos, trabalhadores e profissionais das áreas da saúde, meio ambiente e ensino estarão tratando de um dos temas mais importantes para a agenda do setor produtivo neste momento. Trata-se da busca pela ecoeficiência e sustentabilidade econômica, social e ambiental, conceitos que tiveram suas matrizes de referência cunhadas a partir das conferências mundiais para o meio ambiente realizadas em Estocolmo, na Suécia, em 1972 e no Rio de Janeiro em 1992. Mais que isso, a Conferência reveste-se de importância pela sua oportunidade. Em agosto e setembro próximos, será realizada a Conferência da ONU batizada de "Rio+10", uma espécie de avaliação dos resultados alcançados após a ECO 92, o maior evento mundial sobre a questão ambiental.

O evento também tem importância porque possibilitará a promoção do diálogo entre autoridades municipais, estaduais e federais, instituições empresariais, organismos internacionais de financiamento e instituições de pesquisa e ensino, em benefício da sociedade como um todo.

Promovida pela Câmara Municipal paulistana e com o apoio da Assembléia Legislativa do Estado, a Conferência conta com as parcerias do Ministério do Trabalho/Fundacentro, Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente do Município e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESP/CIESP, numa clara demonstração da relevância do tema para a sociedade e para os atores do processo produtivo e agentes da gestão pública ambiental.

Para maiores informações e inscrições contate o telefone (11) 3111 2255.

alesp