Denúncias sobre manipulação de dados serão entregues ao MP

Para deputado, estatísticas incorretas sobre violência prejudicam combate ao crime
30/04/2002 14:44

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O deputado Vanderlei Siraque (PT), membro da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa e autor do pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar a ocorrência de manipulação das estatísticas de criminalidade no Estado de São Paulo, entrega cópia de documentos e depoimentos com denúncias ao promotor Nilo Spinola Salgado Filho, nesta quinta-feira, 2/5, às 10h30, no Ministério Público.

Para Siraque, a denúncia de maquiagem de dados põe em xeque a veracidade dos índices de violência divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. "A polícia utiliza os números da criminalidade, apurados através de boletins de ocorrência, para direcionar suas ações. Por isso, se esse índice é modificado, representa grande prejuízo no combate ao crime", afirma.

Na tentativa de mostrar transparência nos índices divulgados pela secretaria, o governador do Estado publicou, em 28 de dezembro do ano passado, uma resolução criando o Conselho de Acompanhamento de Estatísticas Policiais. Mas até hoje o conselho não saiu do papel.

alesp