Criado o Pólo Nacional de Biocombustíveis


17/11/2004 17:28

Compartilhar:


Da assessoria do deputado Arnaldo Jardim

Durante o I Seminário Nacional Sobre Biocombustíveis, realizado em Piracicaba, na Faculdade de Engenharia e Agronomia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, foi formalizada a criação do Pólo Nacional de Biocombustível.

O evento - que reuniu o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues; a ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef; o prefeito de Piracicaba, Paulo Machado; o diretor da faculdade, José Roberto Postali Tarra; além de deputados federais - teve o objetivo de discutir a matriz energética nacional, a questão do carbono e toda logística e infra-estrutura relacionada ao biodiesel.

Segundo o deputado Arnaldo Jardim (PPS), líder do PPS na Assembléia e coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, o seminário foi extremamente representativo e abordou em profundidade os temas relacionados ao biodiesel.

Jardim, que representou a Assembléia no evento, destacou o empenho da Assembléia Legislativa na adoção de um programa de biocombustíveis no Estado e enfatizou a importância estratégica desse assunto para o país, sobretudo após a ratificação do Protocolo de Kyoto pela Rússia.

O deputado estadual defendeu que a medida autorizativa permitindo a adição de 2% de biodiesel aos combustíveis, com oficialização prevista no final de novembro, se torne impositiva. A ministra Dilma Roussef fixou a implementação completa da medida autorizativa para daqui a dois anos, quando deveriam estar criadas as condições necessárias para a produção de 800 milhões de litros de biodiesel por ano. "Só em cinco anos a medida poderia se tornar impositiva, pois isso exigiria a produção de 2 bilhões de litros por ano", disse ela.

O líder do PPS, que também integra a Câmara Paulista de Biocombustível, criada pelo governador Geraldo Alckmin, disse que é importante adotar medidas para que toda logística seja repensada.

Ajardim@al.sp.gov.br

alesp