Congresso Internacional de Software Livre será realizado na Zona Leste


01/11/2005 10:48

Compartilhar:


A terceira edição do Congresso Internacional de Software Livre (CONISLI) será realizado na Zona Leste da capital paulistana, nas dependências do Sesc Itaquera, nos dias 3, 4 e 5 de Novembro. Neste período estão previstas cerca de 200 atividades, envolvendo palestras técnicas, treinamentos tutoriais, casos de sucessos, e mostras de soluções para desenvolvedores e usuários. O deputado Simão Pedro (PT) será um dos participantes do evento no painel "Software Livre no poder público, presente, passado e futuro".

Ele é autor do projeto de lei que autoriza o governo do estado a adotar exclusivamente o software livre, cuja licença não restringe sua livre cessão, distribuição, utilização e alteração de características originais. "A adoção de programas de computador que cumpram tais requisitos significa, antes de tudo, a prevalência do interesse público sobre o interesse privado", ressaltou o parlamentar.

Segundo o deputado, a aprovação do projeto é fundamental para que o Governo do Estado faça, de fato, a opção pelo software livre. "Apesar da anunciada opção pelo uso preferencial dos programas de código aberto, o governo Alckmin, ao contrário do Governo Federal, ainda não deu demonstrações práticas de que isso irá acontecer. No início de 2005, por exemplo, o Governo do Estado de São Paulo revelou que adotaria os softwares proprietários em curso de informática para 100 mil funcionários públicos", disse.

Simão Pedro elogiou a escolha dos organizadores em realizar o Conisli na Zona Leste."O fato significa o reconhecimento que a região caminha para ser um importante pólo de desenvolvimento econômico na capital e no estado de São Paulo", afirmou. Ele parabenizou a direção do Sesc que vem estudando a mudança de uso do software proprietário para o livre.

O deputado ressaltou ainda que o Conisli pode auxiliar na geração de emprego e renda na Zona Leste, incentivando a criação de pequenas empresas voltadas para produção, desenvolvimento e suporte de programas livres.

spedro@al.sp.gov.br

alesp