Deputados anunciam criação de bloco parlamentar


05/01/2005 18:16

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

O líder do PV, Ricardo Castilho, anunciou durante a sessão ordinária realizada no último dia 29 de dezembro a criação de um bloco parlamentar, a ser constituído pelas bancadas do PV, PSB e PDT, a partir de 1º de fevereiro, quando serão retomados os trabalhos legislativos.

"Os três partidos vão trabalhar juntos, na forma de agir e no interesse de trabalhar pela classe trabalhadora, em especial para aqueles menos favorecidos", declarou Castilho.

Valdomiro Lopes, líder do PSB, afirmou que os partidos integrantes do bloco são irmãos e comungam da mesma ideologia. "Com isso vamos fortalecer nosso trabalho nesta Casa, fazendo com que nossas ações conjuntas se traduzam em melhorias para a qualidade de vida no Estado de São Paulo."

Para o deputado Geraldo Vinholi, líder do PDT, existem dois aspectos para a união dos partidos. O primeiro é dar maior sustentação ao governo do Estado, e o segundo é agir em conjunto na formação de uma Mesa Diretora que permita mais independência ao Poder Legislativo.

O deputado Nivaldo Santana (PCdoB) disse que a constituição de um bloco oxigena o trabalho na Assembléia Legislativa, cria multipolaridade entre as bancadas e torna o debate democrático mais aberto.

Fausto Figueira, deputado do PT, afirmou que a iniciativa é bem-vinda porque valoriza o Parlamento, "local onde as divergências se explicitam". Para Figueira, os blocos fortalecem a discussão política.

"Acredito que esse bloco visa unicamente ao engrandecimento desta Casa, porque é um bloco que vai trabalhar com firmeza", apontou Campos Machado, líder do PTB.

O deputado Edson Aparecido (PSDB) saudou a formação do bloco composto pelo PSB, PV e PDT. "A configuração de um bloco partidário para atuação em torno de teses e de propostas que visam melhorar a estrutura do Estado de São Paulo deve ser saudada como um fato importante e inédito que vai contribuir para o fortalecimento desta Casa."

Integram os blocos os deputados Afonso Lobato, Giba Marson, Sebastião Machado, Ricardo Castilho, do PV, Jonas Donizette, Valdomiro Lopes, Vinicius Camarinha, do PSB, Geraldo Vinholi, José Dilson e Rogério Nogueira, do PDT.

alesp