Notas de Plenário


27/09/2005 18:25

Compartilhar:


Arma de covardes

Vitor Sapienza (PPS) estabeleceu comparação entre situação vivida por aluno da escola onde estuda a filha do parlamentar, Lilinha, e a vivenciada por outras vítimas de denúncias anônimas. Segundo ele, publicações apócrifas contendo inverdades sobre o garoto foram espalhadas pela escola, que afetaram profundamente a vida do menino. "O anonimato é uma arma que compromete pessoas inocentes. A arma contra esse mal chama-se cidadania", disse. "Nunca vi tantas cartas anônimas como hoje em dia. Pessoa séria, acusa, assina e se identifica" finalizou. (LN)

Falta de sensibilidade

Ana Martins (PCdoB) saudou as alunas da Faculdade Paulista de Serviço Social, que ocupavam as galerias do plenário. A deputada é profissional da área e afirmou saber da importância do serviço para a sociedade. Segundo ela, a profissão deve ser mais valorizada. A parlamentar reclamou do fato de o governador não haver sancionado o PL 314/2003, de sua autoria, que cria o programa de prevenção e atendimento a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica. "Para ser governador, é preciso governar para as pessoas. Se ele não tem sensibilidade, ele não deveria ser governador!" (LN)

Para a terceira idade

Milton Flávio (PSDB) homenageou os idosos pela passagem do Dia Internacional do Idoso e afirmou que a Assembléia tem forte ligação com a 3.ª Idade, pois aprovou o Programa Nacional de Vacinação para a 3ª idade, sancionado pelo governador Mário Covas, em 1998, que iniciou em São Paulo e hoje é programa nacional. "15 milhões de idosos são vacinados por ano no Brasil, salvando dezenas de milhares de vidas". Além disso, São Paulo é o único estado brasileiro a fazer diagnóstico do câncer da próstata gratuitamente. Por fim, o deputado parabenizou os alunos das Faculdades São Francisco, com os quais pôde debater, no dia anterior, após uma palestra dada pelo senador Artur Virgílio: "Eles deram exemplo de como fazer democracia efetiva, ouvindo o senador e depois debatendo". (LN)

Sistema prisional

Fausto Figueira (PT) reclamou novamente da situação das cadeias da Baixada Santista. Segundo ele, na cadeia feminina de São Vicente estão 120 presas num local com capacidade para 20, além de não existir formalmente. De acordo com o deputado, após denúncia de que o sistema prisional estava em precárias condições, o governador anunciou a desativação da cadeia de Praia Grande, em abril deste ano. Segundo o deputado, ainda em julho o presídio permanecia superlotado. "Essa situação é caótica. Menores presos como animais em cadeias de adultos. Rebelião na cadeia de Guarujá, que fica no centro da cidade, com lotação 10 vezes superior à capacidade. O caso está recebendo um tratamento de segunda linha", protestou. (LN)

Homenagem a Golias

"Fazendo parte do Grupo da Melhor Idade, venho homenagear os idosos de São Paulo e do Brasil", disse o deputado Ricardo Castilho (PV). No último domingo, o parlamentar participou de um evento com mais de mil idosos, em um clube. "É uma alegria ver pessoas de 65, 75, 80 anos se divertindo, lutando pela vida. É exercitando que se consegue prolongar a existência". O deputado também lamentou a perda de duas pessoas: seu grande amigo, o médico José Roberto Rossi, de Penápolis e o humorista Ronald Golias, cujo corpo foi velado na Casa. "Ronald alegrou muitas pessoas. Foi um grande artista. Peço permissão aos companheiros do Partido Verde para prestar homenagem póstuma ao maior humorista de rádio e TV no Brasil". (LN)



Referendo de 23 de outubro

Vanderlei Siraque (PT) considerou revolucionária a iniciativa que permitirá a manifestação direta do povo na elaboração das leis, referindo-se à consulta popular sobre o tema desarmamento. "120 milhões de brasileiros vão poder dizer "sim", confirmando o fim do comércio de armas no país", disse Vanderlei Siraque. Alertou que cabe ao governo a repressão aos atos criminosos e que as polícias do país precisam ser mais bem preparadas e equipadas, dispostas a trabalhar em conjunto a conselhos populares regionais. L.G.

alesp