Parlamento Jovem - Dez anos de participação


07/11/2008 17:46

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/11-2008/Louisy Araujo.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Escola Estadual Professora Luiza Maria Bernardes Nory, de Penápolis, participa do processo do Parlamento Jovem desde 1999. Segundo a diretora da escola, Eliana Sodré de Freitas Andrade, a escola se motivou para a participação no projeto do Parlamento Jovem porque o tema cidadania é trabalhado na escola desde a quinta série.

A diretora contou também que algumas das idéias nascidas do Parlamento Jovem chegaram a ser implantadas na Câmara Municipal de Penápolis, já que muitos projetos são desenvolvidos a partir de demandas locais. "O Parlamento Jovem tem especial importância para nossa escola porque conseguimos ter um projeto selecionado em cada um desses dez anos. Todos os professores se sentem motivados a participar. Consideramos a integração dos jovens na política uma grande vitória, já que a história vai ser escrita pela juventude".



Apoio da família

Segundo Eliane de Souza Araújo, mãe da estudante Jacqueline, sua filha foi motivada a participar do processo porque ficou entusiasmada com a oportunidade de elaborar uma lei. "Jacqueline é bem madura para seus 15 anos e gosta de revolucionar. Ela é uma pessoa muito decidida, mas que consegue misturar firmeza com sensibilidade", afirmou.

Preocupada com a falta da solidariedade, a estudante acha que há muita burocracia na política atual. Por isso, gostaria de simplificar os processos legais e facilitar o acesso da população aos serviços públicos. "Jacqueline fica indignada com o desamparo das pessoas menos afortunadas e sempre procura uma forma de ajudar", afirmou a mãe.

Aconselhando todas as mães a incentivarem a participação de seus filhos no Parlamento Jovem, Eliane acredita que a experiência favorece o amadurecimento dos jovens e contribui para ampliar seus horizontes. Em sua casa, a motivação foi tão grande que a filha menor, de nove anos, quer repetir a experiência da irmã mais velha.

alesp