Carlos Sampaio pede a secretário instalação de 13.º DP em Campinas


18/05/2001 15:38

Compartilhar:


O deputado estadual Carlos Sampaio (PSDB) encaminhou nesta sexta-feira, 18/5, ofício ao secretário estadual de Segurança Pública, Marco Vinício Petrelluzzi, solicitando estudos para a implantação de mais um Distrito Policial em Campinas. Como já conta com 12 unidades, o novo distrito seria o 13.º e funcionaria na região central da cidade, dividindo atribuições com o 1.º DP.

A idéia já conta com apoio da Associação Comercial e Industrial de Campinas (Acic), Clube dos Diretores Lojistas (CDL) e do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do bairro Cambuí, localizado na região central. Sampaio busca também o apoio dos demais deputados estaduais com base no município - Célia Leão (PSDB), Petterson Prado (PPS) e Renato Simões (PT) - para que o novo distrito seja implantado.

Antes de encaminhar o ofício ao secretário, Carlos Sampaio conversou com o delegado titular do 1.º DP, Miguel Voigt Júnior. Segundo o delegado, a luta tem que ser de todos os deputados de Campinas para que o novo distrito seja criado, instalado e funcione com recursos do governo do Estado. Ele disse que um novo prédio terá que ser alugado ou construído e que o 13.º DP necessitará de 57 funcionários, entre escrivães e investigadores.

Voigt esclareceu também que, embora um decreto-lei tenha criado o 13.º DP em Campinas há 13 anos, a sua implantação acabou sendo deixada de lado porque, um ano depois, um novo decreto, que tratava da criação dos Departamentos de Polícia Judiciária do Interior (Deinters), não previa a instalação do novo distrito.

Mas, agora, Carlos Sampaio acredita que, com a união das forças políticas da cidade, a idéia possa sair do papel. "É uma necessidade da população de Campinas, que conta com o apoio de entidades representativas da comunidade. Por isso, confio que o secretário Petrelluzzi vai se sensibilizar com a nossa causa", diz o deputado.

(Mais informações, ligue para o gabinete do deputado Carlos Sampaio - 3886-6863/6868)

alesp