Novo modelo de carro assegura amplo futuro para o álcool

Coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável saúda novo carro que roda com álcool e gasolina
07/05/2002 16:51

Compartilhar:


DA ASSESSORIA

O coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, deputado Arnaldo Jardim (PPS), saudou na segunda, 6/5, em pronunciamento na Assembléia Legislativa, o lançamento de um novo protótipo da montadora Ford que poderá rodar tanto com álcool como com gasolina.

Trata-se de veículos que permitem a flexibilização do combustível utilizado, pois possuem motores que aceitam indiferentemente álcool e gasolina, adaptando-se automaticamente. Desta forma, eles deixam ao motorista a opção de qual percentual de cada combustível utilizará em seu tanque.

Para Jardim, esse novo conceito de veículo trará uma boa oportunidade para o Brasil, que poderá exportar mais álcool. "Poderemos abrir caminhos inéditos no mercado internacional, pois com estes novos veículos os países que estão procurando diminuir os seus índices de poluição, como a China e alguns países europeus, poderão encontrar no álcool brasileiro esta oportunidade que, além de poluir menos que a gasolina, é mais barato que os similares produzidos por lá", afirmou.

Por último, o deputado ressaltou a importância de se colocar em votação projeto de lei de sua autoria que cria o Conselho Estadual de Política Energética, que terá a função de planejar o futuro da matriz energética do Estado. "A crise energética se foi mas deixou lições. Portanto, não devemos descuidar desta questão", concluiu o parlamentar.

alesp