Audiência pública debate o metrô de superfície em Santos


26/04/2002 10:45

Compartilhar:


A deputada Maria Lúcia Prandi (PT) está empenhada em convidar entidades de bairro, sindicatos e outros setores organizados para a audiência pública sobre o metrô de superfície - VLT, que será realizada na Câmara de Santos, nesta sexta-feira, 26/4, às 14 horas. O objetivo da parlamentar é conseguir que haja representatividade popular e fortalecer a luta pelo VLT. Defensora do transporte ferroviário de passageiros, a deputada cobrou, desde o início do ano, a realização da audiência, considerada decisiva, para acelerar o processo de implantação do sistema.

O governo do Estado anunciou a presença do secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Ribeiro Fernando Fernandes. A deputada está divulgando o encontro, porque considera fundamental que a região se manifeste com firmeza em defesa do VLT.

No panfleto de mobilização, Prandi enfatiza que o governo do Estado extinguiu o Trem Intrametropolitano (Tim), sob o argumento da criação do projeto Veículos Leves sobre Trilhos. Usou o mesmo argumento para justificar a venda da área da antiga Fepasa (na confluência das avenidas Ana Costa e Francisco Glicério), afirmando que os recursos obtidos reverteriam para o projeto.

"Três anos se passaram desde a extinção do Tim e nada foi feito", critica a deputada, enfatizando que a população hoje não tem outra alternativa senão utilizar ônibus sempre lotados, insuficientes, que não cumprem horário e que têm uma das tarifas mais caras do País.

Para a parlamentar, não dá mais para o governo do Estado "empurrar o projeto com a barriga". Afirma que, no que depender de sua atuação, não dará trégua até que o novo serviço entre em operação, garantindo transporte mais ágil, barato e não poluente. "Só houve agilidade para vender o terreno, situado em área nobre da cidade, e para desativar o Tim", desabafa.

Conforme explica, a realização da audiência que acontecerá nesta sexta-feira ficou definida em encontro do qual participou, em dezembro, com o secretário estadual de Transportes Metropolitanos. Estavam presentes também outras lideranças regionais e o secretário Jurandir Fernandes se comprometeu a realizar o debate sobre o projeto, entre fevereiro e início de março. "Por isso, desde fevereiro venho cobrando a realização da audiência, em manifestações no plenário do Legislativo e em ofícios ao secretário", acrescenta.

Para Prandi, o VLT é importante não só para atender a população local, mas também para a necessária ampliação da infra-estrutura de transporte, em função de demandas a serem criadas com o término da segunda pista da rodovia dos Imigrantes. "Guardadas as proporções, o VLT é tão estratégico para a Baixada como o metrô para São Paulo", compara, frisando ainda a importância da realização dessa obra para a concreta integração regional.

alesp