Eliana Terra exprime a realidade da favela através da atmosfera de um mundo de fábulas

Acervo Artístico - Emanuel von Lauenstein Massarani
26/01/2005 14:00

Compartilhar:


A atitude artística de Eliana Terra é caracterizada por uma linguagem penetrante, delineada sobre a base de uma matéria elaborada, que se expande em valores ligados sensivelmente à atmosfera silenciosa e íntima de um mundo de fábulas.

O traço que se entrevê além da cor faz aparecer os temas por intermédio de uma linguagem de luz difundida com carga de vibrações e de impulsos. É a particularidade da cor de seus quadros que evidencia os contornos do traço.

Com Eliana Terra, a luz se torna um fato novo e surpreendente, uma fonte de vitalidade criativa e de purificação. A claridade consegue destacar de sua realidade objetiva os detalhes dos elementos da natureza, para resgatá-los puros e determinantes num espaço de misteriosa essência.

A artista não se limita a um plano somente poético, ela é coerentemente empenhada no clima da solidariedade humana. Nessa atmosfera densa, as paisagens - reunindo casarios aglomerados - parecem transmitir os desejos silenciosos frente aos ruídos da sociedade.

Pintora preferencialmente de paisagens, Eliana Terra, na obra "Morro III", doada ao Acervo Artístico da Assembléia Legislativa, expõe com clareza uma mensagem que exprime o seu temperamento tenaz, orientado com sensibilidade poética a um ideal de realismo comovedor, proveniente da própria força da natureza.



A Artista

Eliana Terra nasceu em Presidente Bernardes, São Paulo, no ano de 1957.

Formou-se pela Faculdade de Artistas Plásticos de Presidente Prudente, com pós-graduação em História da Arte. Realizou cursos complementares e de aperfeiçoamento no estilo acadêmico com a professora Daniele Barbo, impressionismo com Márcio Gomes e moderno figurativo com a artista plástica Cecília Braun.

Participou das seguintes exposições: Espaço Cultural da Sociedade Brasileira de Artes Plásticas, RJ; Galerie Place Destile, Paris, França; Espaço Cultura Recanto das Toninhas, Ubatuba, SP; Galeria Renoir, Fortaleza, CE; Espaço Cultural Infraero, Aeroporto de Guarulhos, SP; Espaço Cultural Universidade de Guarulhos, SP (1998); Espaço Cultural Shopping Butantã, SP (1998 e 1999); Società Italiana de Santos, SP; "Arte caminho da expressão", Escola de Comunicação e Arte da USP (1999 e 2000); Espaço Cultural do Teatro Municipal de Cabo Frio, RJ; "Mostra Revoluzzionaria", Sapori di Rose, SP; "La Magnífica", Bar das Artes, SP; Galleria Giuliano Ottaviani, Roma, Itália (2000); Espaço Cultural a bordo do transatlântico Costa Clássica, Brasil, Argentina e Uruguai; Bienal Internacional de Roma, Itália (2002 e 2004); Prêmio Primavera, Roma, Itália; Espaço Cutural da Fundação Zerbini, SP; Castelo Savelli, Palombara Sabina, Itália (2003).

alesp