Agenda positiva para setor agrário


21/08/2009 17:40

Compartilhar:

 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/08-2009/ZICOAGRARIO.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante audiência da Comissão de Agricultura, em 20/8, para discutir a crise da citricultura, o deputado petista José Zico Prado reforçou que é o momento de unir produtores, legislativo, técnicos e governo para discutir os principais problemas do setor. A comissão debateu o greening, doença que ataca os pés de laranja e vem causando grande preocupação para a citricultura paulista.

Os deputados membros da Comissão, entre eles o deputado Zico e a deputada Beth Sahão, ambos do PT, puderam ouvir representantes dos produtores rurais, técnicos da Defesa Agropecuária e do Fundecitros sobre esta doença que desde 2004 vem destruindo plantações, já que a única maneira de controlar a praga, transmitida por uma parasita, é a erradicação total do pé infectado e o controle do inseto vetor.

Segundo Ademir Giroldi, integrante do Conselho Regional de Desenvolvimento Rural da região de Mogi-Mirim, a agricultura familiar é o elo fraco da cadeia produtiva e as ações de controle da doença, apesar de necessárias, têm criado um problema social. "O controle da doença torna inviável a produção da laranja, pois a maioria das propriedades tem menos de 20 hectares. Se arrancamos um pé infectado e plantamos uma nova muda é necessário cinco anos até que este pomar volte a dar rentabilidade econômica", explicou. Para Giroldi, o governo tem que estudar um programa de ressarcimento para os pequenos produtores que fazem a prevenção e o controle correto da doença.

Além do greening, que hoje atinge 1% de pés de laranja " cerca de 2 milhões de plantas erradicadas " a citricultura paulista enfrenta ainda o cancro cítrico e o baixo preço pago aos pequenos produtores pela caixa de laranja, hoje vendida a R$5,50.



gabinete@josezico.com.br

alesp