Paulo Alexandre Barbosa


20/12/2010 17:16

Compartilhar:


Paulo Alexandre Barbosa, o mais jovem deputado eleito em 2006, com o maior número de votos (182.654) no Estado de São Paulo, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi reeleito, em 2010, com 215.061 sufrágios. Entusiasta da educação, sempre acreditou que o acesso à formação integral e de qualidade constitui ferramenta essencial para o pleno desenvolvimento humano e social.

Ingressou na política aos 22 anos, atuando como assessor na Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, época na qual se filiou ao PSDB. Em 2002, foi designado assessor especial na Secretaria de Estado da Educação, ocupando, posteriormente, a direção de Projetos Especiais da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

Em reconhecimento ao trabalho realizado na FDE, foi nomeado, em 2004, secretário-adjunto de Estado da Educação. Neste período, implantou e coordenou o maior programa de bolsas de estudo do país: o premiado Escola da Família, que possibilitou a abertura de todas as escolas estaduais aos finais de semana, transformando-as em centros de convivência.

A iniciativa pioneira teve o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização dos Estados Americanos (OEA). Um dos méritos do programa foi a redução histórica nos índices de evasão escolar e de casos de violência nas proximidades dos colégios

Na Assembleia Legislativa, Paulo Alexandre desenvolve trabalhos voltados às áreas da educação, cidadania, meio ambiente e desenvolvimento econômico sustentado. Como instrumento de estímulo à participação popular, promove periódicas audiências públicas para a discussão de projetos que interferem diretamente na vida da população paulista.

Em 2009, durante o primeiro mandato, entre outras conquistas, teve aprovada lei de sua autoria que estabelece normas para a destinação e reciclagem do lixo eletrônico no Estado de São Paulo. A legislação foi a primeira do país a regulamentar o descarte desse tipo de material, extremamente nocivo ao meio ambiente e à saúde da população.

alesp