Fórum de Segurança Pública debate alternativas para o setor

(com foto)
23/04/2002 22:32

Compartilhar:


DA REDAÇÃO

Teve início nesta terça-feira, 23/4, o III Encontro do Fórum de Segurança Pública, que vai debater durante dois dias, nos auditórios Franco Montoro e Teotônio Vilela da Assembléia Legislativa, alternativas para o setor.

O evento foi aberto pelo presidente do Legislativo, Walter Feldman, que ressaltou o papel das guardas metropolitanas e o trabalho desenvolvido pelos Conselhos de Segurança (Conseg''s). Para o presidente, nossas policias sempre cumpriram seu papel e terão fundamental importância no processo de transformação da segurança pública.

"Por isso, debates como este devem se multiplicar. O Estado democrático se abre com o atendimento da demanda e com a incorporação de idéias da sociedade civil. Afinal, a única questão permanente é a mudança", destacou Walter Feldman.

João Rebouças Neto, presidente da Associação dos Policiais Civis, afirmou que a parceria com a Assembléia possibilita debater a grave crise que a segurança pública do país atravessa. "Estaremos reunidos até o final da semana com políticos, autoridades policiais e intelectuais com o intuito de encontrar soluções e garantir o renome da corporação." Rebouças lembrou que o país vive em clima de guerra no que se refere à segurança e que a repressão interna (contra os policiais) é maior que a externa (contra os bandidos). "Se faz necessário o debate, que tem início nesta quarta, de um novo modelo de segurança pública."

O delegado geral de polícia, Marco Antonio Desgualdo, falou de sua satisfação com relação ao Fórum. "É importante discutir a questão com a presença de integrantes da corporação que, acima de tudo, cumprem o dever com extrema dedicação."

Marcelo Faria, secretário adjunto da Segurança Pública, destacou que até o momento têm sido realizadas discussões com a participação de ''achólogos'' que pouco contribuem para a busca de alternativas. "Este Encontro reunirá segmentos das polícias e isso enriquecerá o debate."

alesp