Lei institui o Dia da Billings


17/04/2006 10:43

Compartilhar:


A Assembléia Legislativa aprovou o Projeto de Lei 184/04, de autoria do deputado Giba Marson (PV), que institui o Dia do Reservatório Billings, a ser comemorado anualmente em 27 de março.

Pela importância da Billings para a Região Metropolitana de São Paulo, em especial para o Grande ABC, o parlamentar acredita que a iniciativa servirá para conscientizar a sociedade civil, o setor privado e o poder público a respeito da necessidade de criação de programas específicos para a represa.

"O nosso objetivo é buscar soluções para recuperar e preservar o reservatório Billings e melhorar a qualidade de vida da população da região. Com a sociedade mobilizada em defesa da Billings, certamente esta importante área do Estado poderá ser utilizada de maneira racional e inteligente", enfatizou o parlamentar.

Na opinião do deputado Giba Marson, programas de recuperação da Billings poderão beneficiar todo o Estado de São Paulo, porque irão tratar de temas como saneamento ambiental, infra-estrutura, manejo de recursos naturais e geração de renda.

A escolha do dia 27 de março diz respeito à data em que, no ano de 1925, o então presidente da República, Arthur Bernardes, concedeu à empresa Light o direito de represamento de alguns rios do ABC e da capital paulista para que se formasse um reservatório (lago artificial) no alto da serra do Mar.

O nome da represa está ligado ao do engenheiro americano Asa White Kenney Billings, responsável pela obra. Com mais de 1 trilhão de litros d"água, o reservatório Billings abrange os municípios de Santo André, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.

lidpv@al.sp.gov.br

alesp